O olho de vidro do meu colega: conscientização sobre o retinoblastoma na Escola João Darcy

Ao deparar-se com o diferente, como você reage? Ao conhecer uma condição diferente da sua em alguém do seu convívio, o que você faz? Já pensou se o seu colega tivesse um olho de vidro? Os alunos dos sétimos anos da Escola João Darcy Rheinheimer mostraram muita empatia e, com muito carinho e dedicação, transformaram esse fato em pesquisa, projeto científico e ação de conscientização. Assim surgiu o “O olho de vidro do meu colega”.

Ao descobrirem que um colega teve um câncer aos dois anos de idade e precisou retirar o globo ocular, a curiosidade – típica das crianças e adolescentes – falou bem alto. Mas não parou por aí: eles foram entender sobre o Retinoblastoma e ergueram a bandeira para tornar o assunto mais conhecido. A doença é considerada rara, atingindo menos de 15 mil casos por ano no Brasil. Trata-se de um câncer ocular que começa na parte de trás do olho (retina) e ocorre principalmente em crianças. Ao mesmo tempo, é o tumor mais comum na infância, podendo levar à cegueira e até à morte. O diagnóstico precoce é fundamental para preservar a visão e a vida da criança: 90% dos pacientes tem chances de cura quando o problema é detectado cedo.

retinoblastoma (1)

18 de setembro: Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Para marcar a data destinada a falar sobre conscientização e importância do diagnóstico precoce da doença, os alunos decidiram multiplicar a informação. Colocando fitas vermelhas (cor-símbolo da doença) na mão dos estudantes das outras turmas e divulgando informações sobre o diagnóstico precoce, eles movimentaram a Escola na manhã de quarta-feira, 18.

 

O olho de vidro do meu colega

O projeto foi orientado pelas professoras Paula Treviso (Educação Física) e Aline de Medeiros (Língua Portuguesa). A qualidade e relevância do projeto foram reconhecidos na IV Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha e vai representar a cidade na Mostratec Jr, de Novo Hamburgo. O caminho e os resultados do trabalho são compartilhados pelos alunos na conta no Instagram @oolhodevidrodomeucolega.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s