A exigência de nós mesmos

Sinônimo de exigência: imposição, condição, requisito, obrigação, determinação e premissa. Então pergunto: de onde vem tanta exigência?

No coaching trabalhamos nossas crenças limitantes e entendemos um pouquinho a origem das nossas exigências, que pode ser por muitos motivos, tais como: pela culpa, pelo reconhecimento, pela aprovação de alguém ou mesmo pela comparação com outra pessoa.

Estas crenças são frases ditas por pessoas que nos transmitiram segurança em algum momento de nossas vidas. Pode ser a mãe, o pai, a vó, o vô, algum professor, irmão, amigo e ou o chefe e que a gente acreditou por muito tempo. Quer ver algumas delas?

  • A vida é dura!
  • Chorar é sinônimo de fraqueza!
  • Tu não é bom para isso!
  • Tu é igual a (referência de algum parente)!
  • Tu têm que ser forte!
  • O que os outros vão falar?
  • Psicólogo é para louco!

Queremos ser e estar 100% bem e equilibrados o tempo todo e temos medo e vergonha se alguém descobrir que posso estar passando por problemas como: ter ficado devendo, estar ou ter passado pela depressão, ter escolhido não ser mãe ou pai, gostar de alguém do mesmo sexo, ter sido molestado, ter falido uma empresa, ter sido demitida, ter desistido de algo ou de alguém, ter usado drogas, ser diferente dos padrões impostos pelas pessoas que mais me amam.

A verdade é que a sociedade está doente e pelo medo e vergonha de sermos julgados, preferimos ocultar os nossos problemas do que enfrentá-los.

Muri-Coach-Exigências-Muri

Um problema não solucionado é uma emoção que acaba sendo somatizada em forma de dor física, seja pela dor de cabeça, enxaquecas, cansaço, tensão muscular, enjoos, problemas digestivos, entre tantos outros.

Então, é mais fácil tomar um remédio para aliviar a dor rapidinho do que sofrer mais para curar uma dor guardada. E que tal sofrer muito para não sofrer nunca mais pela mesma dor? O choro pode ser um alívio e talvez o primeiro passo para a mudança!

Querer mostrar força para a família é talvez a exigência mais dolorosa, pois é nela que queremos ser mais fortes e reconhecidos.

E se ao invés de nos exigirmos tanto, escolhêssemos nos dar mais atenção e nos valorizarmos mais?

Viver se exigindo, é estar tenso e preocupado em ser forte. A gente não descansa, não relaxa e está permanentemente se cobrando para ser cada vez mais forte.

Quanto mais uma pessoa faz de tudo para ser forte ou parecer forte diante dos outros, mais faz ela ficará fraca e doente. Acredito que a nossa força esteja no reconhecimento das nossas fraquezas e nas fragilidades dos nossos limites.

Sabe o que é mais incrível? Nenhum coachee que eu tive a oportunidade de conduzir até aqui desejou metas materiais como ganhar dinheiro ou comprar algum bem. As metas são bem diferentes e vou citar alguns exemplos:

Sentir-se leve, se permitir, saber que é merecedor, acreditar mais em si mesmo, sentir paz de espírito, perdoar, realização e propósito, me expressar melhor, morar na praia, alívio enxergando as contas em dia e sentimento de autenticidade.

Para finalizar, deixo mais alguns questionamentos:

  • Qual a tua exigência contigo mesmo?
  • O reconhecimento de quem tu gostaria de receber?
  • Quais são as tuas crenças que te limitam? Quem as colocou?

Que você possa se aceitar, se amar, se elogiar, se sentir mais leve sendo você mesmo! Se quiser conversar, me chama! Se quiser compartilhar, comenta no post!

Com permissão e merecimento Muri Coach 🤸

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s