Estudante de Igrejinha participa de concurso internacional para divulgar sua cidade. Vote para apoiar!

Está circulando pelos grupos de WhatsApp que uma menina de Igrejinha é única representante brasileira em um concurso internacional de mini documentários, com a ideia de valorizar a cidade onde vive. E não é fake news! A menina em questão é a estudante de Ciências Biológicas Eduarda Colbeich da Silveira, de 18 anos. Ela soube do concurso através do Instagram, onde segue Bertie Gregory, fotógrafo e cineasta dedicado a capturar a vida selvagem que trabalha com documentários para a Nat Geo e a BBC.

O concurso é promovido pela marca SHOTOVER, empresa da Nova Zelândia que fabrica equipamentos para filmagens de alta performance desenvolvidos por engenheiros, pilotos e cinegrafistas. A proposta é fazer um vídeo de 1 a 3 minutos falando sobre o que sua cidade tem de melhor a oferecer. Podem participar pessoas de todo o mundo.  Dentre os dez vídeos mais votados pelo público na plataforma do site, os jurados irão escolher o vencedor, e o autor ganhará uma viagem com um acompanhante para a sede da empresa. Durante os cinco dias em que estiver lá, o ganhador terá a oportunidade de aprender com profissionais a utilizar os sistemas SHOTOVER G1 e F1, que contam com tecnologia que permite registrar imagens em movimento com maior estabilidade possível.

Eduarda mudou-se para Igrejinha há dois anos, devido a profissão do pai. Não demorou muito para que se encantasse pela cidade. “Mesmo nesse curto espaço de tempo, aprendi muito sobre o local e já sinto que faço parte dele. E é essa a descrição de Igrejinha: tudo aqui, desde a Oktober, as iniciativas dos órgãos públicos, a comunidade e as festividades prezam pela integração das pessoas, de forma que elas cooperam umas com as outras e fazem acontecer”. Ela pontua que logo que compartilhou o vídeo entre seus contatos, pessoas que ela nem conhecia começaram a divulgar. “É um gesto muito bacana que demonstra como a comunidade é unida. Aqui é assim. Todos são acolhidos”, conta.

Na escolha do que mostrar no vídeo, ela iniciou pelos lugares que já visitou e foi descobrindo outros. A busca por escolher o que mostrasse a singularidade de Igrejinha contou com pontos turísticos, como o Morro Alto da Pedra, onde contou com o apoio da secretaria de turismo do município; destaque para o setor calçadista, onde esteve na empresa Jorge Bischoff; a valorização da culinária, com acolhimento no Restaurante Nossa Casa; além do Parque da Oktoberfest. “Depois de visitar os lugares, editei o vídeo por conta própria e, uma semana mais tarde, consegui uma combinação que representa um pouquinho de tudo o que há de melhor em Igrejinha”.

A divulgação feita pela empresa promotora e os envolvidos no concurso, acabou mobilizando, em sua maioria, profissionais da imagem. Por isso, Eduarda optou por investir em uma característica marcante sua: a criatividade. “Sou amadora na área, e não disponho de técnica nem equipamento adequados, e por isso investi na criatividade. Ainda assim, foi uma experiência divertida, e estou imensamente agradecida com o apoio vindo das pessoas e o modo como elas acolheram a minha causa”.

Única representante do Brasil, ela considera que mostrar uma visão diferente daquela que “os gringos” tem, de São Paulo e Rio de Janeiro, é um ponto a favor. “Nosso país é recheado de lugares que, assim como Igrejinha, apresentam uma diversidade, beleza e cultura únicos, que infelizmente não têm toda a atenção que merecem. Tinha tanta coisa legal para mostrar que foi difícil escolher o que excluir para delimitar-me ao tempo máximo permitido. Sinto-me muito feliz em poder fazer transparecer toda essa riqueza e potencial da cidade. Não tenho dúvidas de que quem não conhecia, logo vai passar a visitar”, declara.

VOTE:

O prazo para votação vai até dia 31 de maio. Você pode dar a sua contribuição para o vídeo de Eduarda clicando na imagem abaixo e votando.

WelcometoIgrejinha2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s