Fashion Revolution: Documentários para repensar seu consumo de moda

A semana que se passou, foi de Fashion Revolution: semana dedicada a pensar mais sobre nosso consumo de moda. Resolvi mostrar alguns filmes e documentários que falam sobre o assunto para te ajudar a entender essa tendência que já tínhamos falado aqui.

Antes de começar, vale explicar o que é o Fashion Revolution. O movimento surgiu em 2013, após um prédio que abrigava 4 indústrias têxteis ter desabado em Bangladesh, causando a morte de milhares de trabalhadores, entre eles muitas mulheres e crianças que viviam em condições análogas a escravidão. Os estudiosos e amantes da moda se uniram e passaram então a indagar as indústrias e marcas questionando com a hashtag #quemfezminhasroupas. Trata-se de  é um movimento mundial.

Segue uma lista com 4 sugestões de documentários e séries sobre o assunto que valem a pena assistir:

Unravel (Meghna Gupta, 2012)

É um documentário de apenas 13 minutos, onde o principal questionamento é: “o que acontece quando você joga uma roupa fora”. Ele mostra a rotina de pessoas em uma vila indiana, onde essas peças vão para o descarte e são recicladas em fábricas. Eles acreditam que as pessoa usam as roupas 2 ou 3 vezes e as descartam, além de também se questionarem sobre os ocidentais não gostarem de lavar suas roupas. Fica o questionamento. O documentário tem legendas em inglês.unravel

Sweatshop  – Dead Cheap Fashion (Joakim Kleven, 2014)

Três blogueiros e influencers noruegueses foram levados até Camboja para verem como suas roupas são feitas. Vivenciaram o dia a dia dos trabalhadores. A série tem 5 episódios, sendo um choque de realidade para eles e para nós. Disponível no youtube.

mmmm

Minimalism A Documentary About the Important Things (Matt D’Avella, 2015)

Este documentário acompanha a trajetória de pessoas que aderiram a movimentos minimalistas e mostra como essas pessoas conseguem ser mais felizes com menos. Ele sugere que não se tem necessidade de acúmulo de bens e consumo compulsivo. Disponível na Netflix.

minimalis

The True Cost  (Andrew Morgan, 2015)

Neste documentário são discutidos desastres como o que aconteceu em Bangladesh. Ele questiona o que existe por trás de uma camiseta que custa 5 dólares. Mostra sequências lógicas da indústria fashion, a realidade de trabalhadores que ganham pouquíssimo por dia. Aborda também a produção de algodão, diversos relatos de ativistas e economistas sobre o mundo da moda desde a confecção até o varejo. É um dos mais completos, pois engloba todo o sistema. Este documentário esta disponível na Netflix.

true cost

Quis dar seguimento a este assunto que havia começado no último post. É um questionamento que devemos nos fazer, não só na semana do Fashion Revolution, mas o ano inteiro. Espero que tenham gostado dessas reflexões.

Tem alguma sugestão de assunto? Pode me mandar.

Até a próxima.

 

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s