Livro “Vozes Femininas do Paranhana” é lançado na Faccat

A noite desta sexta-feira, 29 de março, evidenciou as escritoras da região. São 12 mulheres. 12 vozes. 12 olhares. 12 talentos. 12 percepções. O livro “Vozes Femininas do Paranhana traz uma coletânea de textos feitos por escritoras da região. Cada uma traz o seu olhar em produções literárias que dão voz e vez à escrita feminina. São mulheres que vão além, que se expressam através de palavras. Elas pedem passagem para apresentarem seu talento, criatividade e os seus diferentes estilos e pontos de vista.

livro-delmar

Noite de casa cheia
Além de familiares e amigos das escritoras, o público apaixonado por literatura aceitou o convite e prestigiou o primoroso momento. O expressivo público impressionou até as próprias autoras, em êxtase pelo momento. Cada uma teve a oportunidade de falar sobre o momento. Gratidão, emoção, bom humor e reflexão marcaram das falas, cada uma com a sua personalidade e estilo também no discurso.

livro-autógrafo
As escritoras autografaram os livros e conversaram com o público

Para o diretor geral da Faccat, Delmar Backes, esta é uma oportunidade para todos que gostariam de escrever e publicar os textos, mostrando ao grande público. “Como o próprio nome sugere, é uma homenagem à mulher. Porque a mulher não precisa ser igual ao homem, mas ela precisa a igualdade de direitos, de respeito. Elas estão na condição de escritoras, nas mais diversas formas”.

A coletânea originou-se a partir de um projeto de pesquisa intitulado Cartografias literárias: vozes femininas do Paranhana, na Faccat, dentro do curso de Letras. De acordo com a professora e organizadora da obra, Luciane Maria Wagner Raupp, ele teve como objetivo conhecer as escritoras da região. “A partir desta pesquisa, algumas das escritoras entrevistadas passaram a se reunir na Faccat com o desejo de ver seus textos publicados em uma antologia. Desejo esse que aqui se concretiza”, ressalta a professora Luciane.

 

A obra literária

Capa Vozes femininas do Paranhana (1)

A partir do tema central “Deusa”, inspiradas nessas mulheres míticas, cada uma trouxe as suas particularidades para os seus textos, em crônicas, contos, poemas e fábulas. Nas estórias, associações com as questões que provocam ou são provocadas pelas mulheres: os conflitos entre a profissão e a maternidade, a busca pela identidade, os valores em trânsito, o erotismo e a sexualidade, os conflitos amorosos, familiares e profissionais – causando imediata identificação com as leitoras.

Participam da obra literária as escritoras Ana Claudia da Silva Nascimento de Sá; Camila Roberta Lahm Vieira; Clair dos Santos Wilhelms; Inge Dienstmann; Krishna Grandi; Luciane Maria Wagner Raupp; Natália Geib; Nicole Carina Siebel; Nubiana Salazar; Roseli Santos; Suzana da Silva Souza; Tania Elaine Lahm.

 

Fotos: Lidiani Lehnen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s