Coral Viva a Vida comemora 25 anos fazendo a diferença na vida das pessoas

“O coral significa uma das coisas mais lindas da minha velhice”, revela a dona Lourdes Wilhelms, de 86 anos.  O brilho no olhar e a leveza na voz mostram que o amor ao Coral Viva a Vida é uma motivação para a dona Lourdes, que integra o grupo há 22 anos. Neste domingo,  31 de março, o Coral Viva a Vida completa 25 anos de atuação com apresentação em diversos lugares do Estado. Criado em 1994, pelo Centro de Arte e Cultura das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o coral leva encantamento e otimismo por onde passa. Na trajetória, inúmeras apresentações por diferentes locais e cidades.  “É que nem uma terapia. A união da gente é muito bonita. Também fazemos a alegria dos outros, nos eventos que participamos. Agradeço por essa oportunidade que a Faccat nos dá e nos acolhe muito bem”, salienta dona Lourdes.

O Coral Viva a Vida, idealizado para a turma da Terceira Idade, teve seu nome escolhido por meio de votação, pelos primeiros integrantes, que eram regidos pela professora música Liris Heller. A primeira música do coro foi Prenda Minha. Atualmente, a regente é a professora de música Eni Masera, que há 17 anos estimula cada vez mais a integração das coralistas. Os ensaios ocorrem todas as quintas-feiras, das 14 horas às 16h30min, no campus da Faccat.

Troca de experiência, motivação

Risadas, muitas risadas. Abraços, muitos abraços. Sim! O Coral Viva a Vida é um misto de canto com vivências. É uma família, que além de ensaiar canções e aprender técnicas vocais, também trocam angústias, alegrias, motivações. O coral, para muitas idosas, é um alicerce de vida. “O coral representa uma nova etapa na minha via. Entrei numa época em passava por momentos difíceis na minha vida. Fui convidada pela minha amiga Leda, que já participava do coral. No início eu relutei para entrar, mas foi a melhor coisa que já fiz. O coral representa Vida, como o próprio nome já diz. O coral ajudou me reerguer. Me sinto muito feliz aqui”, relata com alegria, dona Vera Vergínia Hehn, 67 anos, que participa há 4 anos do Coral.

Não abre mão

Aos 85 anos, dona Geziã Kern, não perde um ensaio. Entrou no grupo em 1997. Saiu e retornou anos depois.  Atualmente, o Coral é sua prioridade. “Hoje sei que duas coisas boas aconteceram na minha vida: o emprego como telefonista quando jovem e a entrada ao coral da Faccat. Recebemos muitos convites para nos apresentarmos. A turma é maravilhosa. A nossa regente Eni é maravilhosa. Ótima regente. O coral é tudo para mim”, diz com sorriso nos lábios.

Amor ao cantar

Há pouco mais de 3 anos no Coral, a integrante Irma Paintinger, de 56 anos, também demostra com o olhar a alegria de fazer parte do grupo. “Representa tudo. Encontrei muito apoio. São tardes maravilhosas que tenho em cada encontro. Cada uma faz seus desabafos, conversamos, cantamos. Amo cantar. É muito bom”, destaca.

coral 1a

Encantamento por onde passa

Ao falar do que representa o Coral Vida a Vida, a voz da regente Eni Masera, quase desafina pela emoção em narrar o seu amor ao grupo de idosos. Com a emoção controlada, a regente expande tons de satisfação. “ O coral hoje faz parte da minha vida. O que mais me encanta e fascina em trabalhar com o Coral Viva a Vida da Faccat é a experiência que cada uma trás em cada ensaio que nós temos, em cada apresentação e vontade de que cada corista tem em aprender coisas novas, através da música, em estarem dispostas a se encontrarem todas as quintas-feiras”, salienta Eni.

A regente ainda se diz grata e realizada com o trabalho junto ao Coral Viva a Vida, que é um projeto de responsabilidade social da Faccat. “É uma grande honra e privilégio porque conseguimos atingir a comunidade com o canto coral na terceira idade, valorizando cada indivíduo.”

A regente Eni Masera também destaca que o grupo leva encantamento por onde passa. “ Saber que nós encantamos as pessoas nos locais em que somos convidados para cantar e representar a Instituição, não tem preço”, enfatiza.  “A terceira idade tem um brilho especial para mim. É uma troca de experiência, de aprendizado, de sabores, de dessabores, que nos fazem ser uma pessoa melhor. Sou feliz em poder fazer parte da história do Coral Viva a Vida”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s