“Cuca Galáctica” é a novidade da Kuchenfest e está em sintonia com a vibe fitness

No próximo final de semana, dias 08, 09 e 10 de março, acontece a 22ª Kuchenfest (que a gente já falou aqui), no município de Rolante. A cada ano, a ansiedade é para saber qual o sabor de cuca será presentado pela Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (ASCUR) como grande novidade da edição.

Engana-se quem pensa que lançar um sabor de cuca a cada edição é algo simples. Ainda mais agora, que a festa já chega ao número de 22 edições. Mas o fato é: ter um sabor de cuca diferente a cada ano já se tornou uma tradição. Para não fugir à regra, as cuqueiras, que sempre se preocupam em “ensinar gente jovem” para que a tradição não se perca com o tempo, são super conectadas com o que acontece na atualidade. Por este motivo, neste ano aproveitaram o gancho de que o município vai sediar o passeio ciclístico Desafio das Montanhas, no domingo, 10 de março, e criaram a Cuca Galáctica, especialmente para quem é adepto do cicloturismo e é fera neste esporte.

O recheio segue a mesma vibe dos atletas com uma massa semi-integral, produtos saudáveis e que dão energia aos ciclistas: banana, aveia, açúcar mascavo, canela em pó e uva passa. Os ciclistas que experimentaram aprovaram. E, sinceramente, até quem não tem o hábito de andar de bike aprovou a galáctica.

A cuca de Rolante é especial porque, além dos ingredientes de qualidade, elas são feitas com doses elevadas de dedicação e amor pelas tradições germânicas, pela Kuchenfest e pela alegria de bem receber a comunidade local e quem chega na cidade.

Cuca Galáctica

Rolante e a Kuchenfest

A colonização alemã deixou vários legados para o município de Rolante, seja na cultura, na arquitetura dos prédios antigos ou na gastronomia.  A comunidade se orgulha de ostentar o título de Capital Nacional da Cuca, que se renova a cada edição da Kuchenfest, através do trabalho desenvolvido pela ASCUR, na produção do que o grupo denominou de “a verdadeira cuca original de Rolante”.

Original pelo fato de que todo o processo é feito artesanalmente, inclusive as gigantescas bacias de massa batida à mão, num trabalho organizado e ininterrupto realizado durante os três dias de festa que, tradicionalmente, acontece no segundo fim de semana de março. A programação conta com atrações musicais locais e regionais, esportes e tem como principal atrativo, claro, as cucas com uma grande variedade de recheios doces e salgados, para agradar o paladar da comunidade e dos visitantes.

 

Confira a receita da Cuca Galáctica:

Massa para duas cucas:
750g de farinha de trigo
250g de farinha integral
2 ovos
3 colheres de gordura (manteiga ou banha)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de fermento
Água morna
Baunilha, noz-moscada e raspas de limão.

Recheio:
1kg de banana
200g de uva passa
100g de aveia em flocos
150g de açúcar mascavo
Canela em pó a gosto

Farofa:
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
Gordura
Canela , açúcar de baunilha, noz-moscada, raspas de limão e fermento em pó.
Uma hora no forno em temperatura média.

*** As cucas preparadas pela Ascur são assadas em forno à lenha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s