Rolante prepara a Kuchenfest: alegria e gastronomia no Vale!

Chegou o mês de março e com ele a deliciosa Kuchenfest! Em comemoração aos 64 anos de emancipação política de Rolante, o festejo tem como grande estrela uma iguaria gastronômica da região: a cuca. A 22ª Kuchenfest ocorre nos dias 08, 09 e 10 de março (sexta-feira a domingo), na Rua Coberta e na Praça da Matriz.

A Capital Nacional da Cuca, como é conhecida, prepara uma programação recheada de atividades – tanto quanto as cucas. Este ano, cerca de 40 pessoas estarão trabalhando na confecção das cucas – que são vendidas fresquinhas. De acordo com Lígia Laux, da Associação de Cuqueiras e Cuqueiros de Rolante (Ascur), o grande diferencial da cuca servida na festa é a preparação da massa de forma artesanal e com ingredientes de qualidade, priorizando os produtos coloniais locais. A cada ano, um novo sabor é criado especialmente para a festa, que passa a ficar incorporado ao menu de opções. Normalmente o lançamento da edição acaba sendo muito vendido por ser novidade. No entanto, um dos maiores sucessos é a Cuca Seleção – lançada em 2014 em alusão à Copa do Mundo no Brasil. Ela leva nata batida com doce de leite, lascas de castanha, raspas de chocolate meio amargo e um toque de café. Dá água na boca só de pensar, não!?

cuca

A expectativa da Ascur é comercializar mais de seis mil cucas no fim de semana da festa de 30 sabores diferentes. Neste ano a expectativa é menor em função de que a festa será realizada em um espaço diferente, sem todos os fornos disponíveis que a Ascur utiliza no Parque Municipal de Eventos, que está passando por uma reforma. A equipe da Associação, formada por voluntários apaixonados pela cultura alemã e, especialmente, pela Kuchenfest, já chegou a produzir 14 mil cucas durante uma única edição da festa. O local deste ano garante ares de nostalgia, promovendo uma espécie de “viagem no tempo”, já que vai relembrar como tudo começou. Além da cuca, a festa terá chopp, bandas típicas e shows, artesanato local e atrações para todas as idades!

22ª Kuchenfest - Panfletos 2


Desbravando a cidade: Caminho das Pipas

Um dos roteiros turísticos mais frequentados da região fica na cidade. Desde 2007, o Caminho das Pipas atrai milhares de turistas do Brasil e do exterior. Localizado no 4° Distrito de Rolante, na localidade denominada de Boa Esperança, a colônia é predominantemente formada por descendentes italianos. Eles se estabeleceram no local há mais de cem anos e ali mantém suas raízes no cultivo da uva e na gastronomia típica. O roteiro fica a 17 km do centro de Rolante e é composto por cantinas de produção de vinho e suco de uva.

Muitos turistas que decidem conhecer o município e consomem as cucas originais rolantenses vêm em função dos atrativos do roteiro Caminho das Pipas e aproveitam para conhecer, também, as exuberantes cascatas e participar do circuito de cicloturismo, bastante conhecido na região por sua beleza natural.

Caminho das Pipas

Quem for a Rolante para conhecer a festa, pode aproveitar e ir ao Caminho das Pipas – ou o contrário! As visitas devem ser feitas, preferencialmente, com agendamento. Mas nada impede que se a pessoa está na cidade e decide ir à Boa Esperança, que vá. O agendamento pode ser feito com a turismóloga Diuly Mähler, pelo fone: 51 98444-6512 ou diretamente com cada cantina. Os contatos de cada cantina estão no site www.caminhodaspipas.com.br.

Foto das soberanas: Richard Fogaça

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s