Fórum de Debates pelo Desenvolvimento: geração de emprego e renda, boas iniciativas locais e políticas públicas em destaque

O primeiro Fórum de Debates pelo Desenvolvimento: os novos caminhos do RS e do Brasil, realizado na última quinta-feira, 29, em Igrejinha, colocou em pauta ações que buscam contribuir diretamente com o sucesso da região. Cinco áreas de atuação foram colocadas em pauta: Agricultura, Turismo, Comércio e Serviços, Micro e Pequenas Empresas e a Indústria. Com presença de empresários, políticos e instituições ligadas a cada segmento, o debate mostrou alternativas, valorizou ações locais que dão certo e trouxe ideias para um futuro ainda mais promissor. A Câmara de Vereadores de Igrejinha esteve praticamente lotada durante os debates, com presença de cerca de 200 pessoas entre os painéis. O segundo Fórum de debates já tem data marcada e acontecerá em dois dias: 02 e 03 de outubro de 2019. É para colocar na agenda já!

Painel: Agricultura como caminho para o Desenvolvimento
Mediadora Ana Lucia Trentin Engenheira Agrônoma da EMATER/RS-ASCAR e do Sindicato dos Agricultores de Igrejinha. Painelistas: Marcio Madalena – Delegado Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário; José Alexandre Rodrigues – Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado; Fábio Edinger – Agricultor igrejinhense, idealizador das marcas de Carvão Edinger e Paranhana; e Gilson Rudinei Klein Blume – Técnico em Agropecuária e agricultor Familiar em Igrejinha.

Forum-agricultura
Fábio, Marcio, Ana, José e Gilson

 

Painel: Turismo como alternativa de Desenvolvimento Econômico
Mediador Prof. Álvaro Machado – Coordenador do Curso de Turismo da Faccat. Painelistas: Susan Maciel, do setor de Roteiros Turísticos da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Evandro Moschem – vice-prefeito de Gramado; Tibúrcio Grings – idealizador do Shopping a Céu Aberto Alles Blau, em Igrejinha; Dirceu Linden – representando o Conselho de Turismo de Igrejinha; e Zanis Coelho – idealizador do Café Colonial Coelho, em Gramado.

Forum-Turismo
Zanis, Dirceu, Evandro, Álvaro, Susan e Tibúrcio

 

Painel: Comércio Forte Gerando Desenvolvimento
Mediadora Carine Martini – Advogada e Presidente OAB/RS Subseção Igrejinha. Painelistas: Giseli Selau – Presidente da CDL Igrejinha/Três Coroas; Roger Ritter – Presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Paranhana; Camila Fagundes – Professora do Senac de Taquara; Eduardo Pérez Nogueira – Diretor Presidente das marcas Romance e Favorita; e Leandro Roberto KunstDiretor Executivo da Construarte Engenharia e Construção.

Forum-comércioeserviços
Camila, Roger, Carine, Giseli, Eduardo e Leandro

 

Painel: Micro e Pequenas Empresas o motor do Desenvolvimento Econômico
Mediador Roger Ritter – presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Paranhana. Painelistas: Marco Aurélio Copetti – Gerente Regional Sebrae Sinos, Caí e Paranhana; Susana Kakuta – Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Marcel Van Hattem – deputado federal eleito; Gustavo Piardi dos Santos – Professor Coordenador da Feevale Techpark; e Luís Cláudio da Rosa – proprietário da Movelaria Firenze e presidente da Associação dos Moveleiros de Igrejinha.

Forum-microepequenasempresas
Luís Cláudio, Gustavo, Susana, Roger, Marco e Marcel

 

Painel: A Indústria e seu futuro
Mediador Heitor Klein – Presidente-executivo da Abicalçados. Painelistas: Fabiano De Lima Nunes – Professor e mentor de empresas no Feevale Techpark; Giovani Feltes, deputado federal; Clovis Grulke – Diretor Financeiro da Calçados Beira Rio S.A; Alceu Moreira, deputado federal; Renato Klein – Diretor Industrial da Calçados Piccadilly; e Gabriel Souza, deputado estadual e atual líder do governo na Assembleia Legislativa.

Fórum-Indústrias
Gabriel, Alceu, Giovani, Heitor, Fabiano, Clovis e Renato

 

A iniciativa é do vereador Guto Scherer, juntamente com a AJAVI (Associação dos Jovens Amigos Voluntários de Igrejinha) e tem apoio de diversas entidades e instituições que se engajaram na causa, como Faccat, CDL Igrejinha e Três Coroas, CICS-VP, Emater/RS, Fundação Ulysses Guimarães, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, OAB Igrejinha e Três Coroas, Abicalçados, Sebrae, Fecomércio-RS, Senac e governo do estado do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s