Projeta-me: Talentos igrejinhenses desfilam coleções no Teatro Feevale

Criatividade, técnica, pesquisa e trabalho. A soma desses ingredientes resulta no sucesso das criações desenvolvidas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Bacharelado em Moda, da Universidade Feevale. As coleções desenvolvidas pelos alunos são apresentadas em grande estilo durante o Projeta-me, glamouroso desfile realizado no Teatro Feevale ao final de cada semestre. O evento, que acontece na quarta-feira, 05 de dezembro, terá no staff de jovens estilistas três estudantes de Igrejinha. Em meio a correria de apresentação de banca e ajustes dos últimos detalhes para o desfile, Jéssica Daniele Pereira dos Santos, Suelen Ferreira e Vinícius Goulart de Vargas compartilharam com o Drops do Cotidiano suas inspirações e processos para o desenvolvimento de suas coleções. Confira:

 

Reutilização de materiais, cor e personalidade

“Colcha de Retalhos” é a coleção criada por Jéssica Daniele Pereira dos Santos, de 27 anos, que atualmente e está em busca de novas oportunidades profissionais. Suas criações utilizam tecido reciclado, a partir dos retalhos de sobras da indústria têxtil e são feitas à mão. “Por isso são peças únicas e cada uma conta uma história. E o melhor é que elas mostram que realmente podemos utilizar o que iria ser descartado”, conta, destacado a singularidade de suas criações.

A partir da pesquisa focada, ela descobriu que havia muitas sobras e restos de tecidos descartados pela indústria. Com isso, desenvolveu uma coleção para mostrar que com técnicas artesanais e manuais, como o  patchwork, poderia utilizar essas sobras que eram descartadas. Para o futuro, Jéssica pretende se dedicar cada vez mais a sua área de formação, conseguir novas oportunidades e continuar com a ideia de reutilização de resíduos em uma marca de acessórios.

 

Refinamento carregado de brilho

Dancing Queen: estilo ABBA como referência de criação” é o tema do trabalho desenvolvido por Suelen Ferreira. A partir de seu apreço pela banda, com seus irreverentes figurinos e pela curiosidade em saber como seria uma coleção de moda atual inspirada no estilo da banda, surgiu a ideia de sua coleção. Para o desenvolvimento das peças, Suelen buscou inspiração nos looks da banda e os trouxe para os dias atuais com uma pegada comercial, fugindo da ideia de figurinos. Para ela, o diferencial está nos elementos de estilos da década e da banda, como os materiais (veludo e paetê), o brilho e a irreverência da década 1970 sendo usados hoje de uma forma descolada e moderna.

Suelen, que atualmente trabalha no Marketing da empresa Piccadilly, pretende seguir atuando nesta área, conciliando comum projeto pessoal que deixou adormecido durante a graduação.

 

Música e moda: paixão que anda lado a lado

“MECA.in” é a coleção criada por Vinícius Goulart de Vargas, 26 anos, baseada em um estudo sobre a relação entre a moda e o festival de música MECA. Estagiário na área de estilo da empresa Schutz (Arezzo&CO), ele buscou entender como moda e identidade se relacionavam. “Além disso, queria analisar sobre a importância da escolha de nossas roupas, porque através delas passamos mensagens e nos expressamos. Assim, como amo música, foi-se então estudado um festival de música para entender esse ato da escolha da roupa, e tudo que envolve esse momento”, explica.

A partir de um questionário aplicado com frequentadores do festival, Vinicius pode identificar o que mais se usava. Com isso, surgiram as características de sua coleção, como jeans, paetês e listras. Com princípios muito rígidos de criação e desenvolvimento, todos os tecidos usados foram comprados em lojas que vendiam sobras de tecidos. “É uma coleção feita com muito amor, mas principalmente cheia de mãos que ajudaram a completar ela, pois sem ajuda de amigos e professores, ela não estaria materializada”, agradece.

 

A apresentação das coleções desenvolvidas pelos alunos acontece amanhã, no Teatro Feevale, a partir as 20 horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s