Começa nesta sexta-feira (19), a 8ª edição do Colecionarte – evento de multicolecionismo que se tornou tradição em Igrejinha. Contando com quase 200 diferentes coleções expostas, o evento segue até domingo (21), sendo na sexta e sábado das 9h às 19h, e no domingo, das 9h às 17h, no Parque de Eventos Almiro Grings, com entrada gratuita. A primeira edição do Colecionarte aconteceu em 2014 e desde lá diversas atrações já passaram pelo evento – algumas retornando todos os anos e fazendo a alegria do público sempre com novidades.
Colecionadores confirmam o sucesso do evento
Os colecionadores que participam, costumam ter o desejo de voltar, pois avaliam o evento como muito positivo e, também por isso, todo ano novos tem o desejo de participar.
O colecionador John Kerr é um dos que participa desde a primeira edição, sempre apresentando seus itens da Coca Cola e surpreende os visitantes ao mostrar a infinidade de itens colecionáveis que a marca possui, tanto nacional como de diversos países. “Meu interesse por estes itens foi um acaso… na década de 50 ganhei um abridor de minha avó que era fixado em uma geladeira de madeira quando ela trocou por outra. Ficou guardado por mais de 20 anos e quando o encontrei comecei a juntar tudo que encontrava de Coca Cola. Estarei neste Colecionarte levando minha coleção de abridores com a peça número 1”, conta.
Filho de colecionador, o professor de História Leonardo Barcelos conta que sua coleção começou em 1965, ainda 11 anos antes de ele nascer. “Meu pai colecionava moedas e depois eu comecei a colecionar também cédulas, selos, documentos, postais, tudo relacionado à história, pois me sentia atraído por peças antigas. O Colecionarte se destaca pelo interesse pelo colecionismo, desde a organização, ainda que nem todos sejam colecionadores, mas que tem muito respeito pelo que fazemos. Eu participo de eventos nacionais e fora do país e o de Igrejinha tem algo especial que é a interação da cidade, com muito público não só Igrejinha, mas da região. A participação da população é muito importante. Nenhum evento é igual ao outro e tenho certeza que esse vai ser único”.
Participando pela segunda vez como expositor, o fotógrafo Léo Caldeira vai levar para o Colecionarte câmeras fotográficas antigas e itens relacionados à fotografia. “Eu sempre gostei de fotografia e sou da época em que a fotografia digital não existia. Comecei a fotografar em 2015, com câmera digital, mas acabei comprando em 2016 uma câmera antiga … E aí o vício tomou conta e não parei mais. Vou levar 38 câmeras e alguns holders, fotômetros, flash’s e lentes”, conta. Entre os itens, será possível ver uma câmera de granxe formato cujo negativo é de 18×24 cm, uma câmera totalmente original em pleno funcionamento de 1905 e uma recém adquirida de 1920 em estado de nova e funcional.
Foi no próprio Colecionarte que Vitor Gabriel da Silva decidiu se tornar um colecionador. Ele conta que seu avô tinha uma pequena coleção de dinheiro antigo que foi dada a ele por sua avó quando da morte do avô e, na adolescência, ele começou a colecionar outras moedas antigas e estrangeiras. Foi na primeira edição do Colecionarte, que ele esteve como visitante, que se abriu um novo mundo à sua frente. Logo depois, entendeu a diferença entre ser um acumulador e um colecionador, definiu seus focos e vem, desde então, participando também como expositor. “Coleciono itens de Oktoberfest, de bombeiros e da Nescafé. Como sou gincaneiro, também coleciono outros itens que tem esse foco em poder ajudar nas equipes. O Colecionarte é o meu evento preferido de colecionismo. É muito bacana porque a gente tem a oportunidade de aumentar o acervo da coleção, fazemos muitas amizades e um intercâmbio bem bacana. Vou levar para o evento a minha coleção sobre a Oktoberfest de Igrejinha”, explica.
Evento para a família e pessoas de todas as idades
Os itens expostos encantam pessoas de todas as idades e o evento se destaca pelo encontro e integração entre as gerações. Nesta edição, ainda acontece em paralelo o Encontro de Veículos Antigos organizado em parceria com a Associação dos Antigomobilistas do Vale do Paranhana (em caso de condição climática favorável). No domingo, haverá ainda um palco com apresentações culturais na área externa. Haverá ainda brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, cervejas artesanais, praça de alimentação e ervateria com água quente e erva mate.
O Colecionarte é um evento realizado pela Associação dos Amigos da Cultura, História e Colecionismo (ASACHIC) em parceria com o Município de Igrejinha através da Secretaria de Turismo e Cultura.
*Foto de capa: edição de 2022 – Paty Amaral