Igrejinha prepara os últimos detalhes para o 8º Colecionarte, evento pioneiro em reunir diversos tipos de coleções para exposição em um mesmo lugar. A mostra acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio, das 9h às 19h, no Parque de Eventos Almiro Grings, e tem entrada gratuita. Estão confirmados cerca de 60 expositores, sendo que alguns participam os três dias e outros apenas um ou dois dias. Entre os itens que poderão ser vistos pelo público estão as clássicas coleções de filatelia (selos postais), numismática (cédulas, moedas e medalhas), revistas, caixinhas de fósforo, garrafas, miniaturas diversas, álbuns de figurinhas, cartões telefônicos e uma série de outros itens, afinal, como dizem os colecionadores: “tudo pode ser colecionado”.
O secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, destaca que a importância do evento para a sociedade e as futuras gerações. “O Colecionismo cumpre função histórica, ambiental (descarte consciente de resíduos; seleção, uso e cuidado com aquilo que não necessite de descarte) e social (relação entre as pessoas que gostam de coisas semelhantes), entre outras. Além disso, nossa região possui colecionadores tradicionais e qualificados, que no passado participavam de gincanas”, cita. Ele registra ainda que há colecionadores parceiros que participam há anos e sempre querem voltar, validando o quão é bem organizado e significativo o encontro além do seu perfil inovador quando foi criado. “O Colecionarte foi pioneiro no Estado quando se fala em evento de multicolecionismo. Antes dele as exposições ocorriam para itens específicos, ou moedas, ou selos, ou automóveis, mas dificilmente ocorria um único evento com itens tão diferentes expostos simultaneamente. Com o passar dos anos e a consolidação do seu sucesso, o Colecionarte acabou estabelecendo este novo padrão de evento, que passou a ser seguido por outros, o que fundamenta a sua importância, declara.
Na sexta-feira, estão confirmadas mais de 20 turmas de escolas para visitar o evento e conhecer os itens que contam muita da história. Além das exposições que encantam adultos e crianças, a estrutura conta com espaço kids com brinquedos infláveis gratuitos e praça de alimentação em frente ao Ginásio, com venda de chopp artesanal produzido localmente e pratos típicos, como bolinho de batata e cuca com linguiça. Haverá ainda venda de orquídeas e de suculentas.
No sábado e no domingo, acontecerá o Encontro de Veículos Antigos organizado em parceria com a Associação dos Antigomobilistas do Vale do Paranhana (em caso de condição climática favorável). No domingo, haverá ainda um palco com apresentações culturais na área externa, que já tem confirmados Dj Fuzil, Coral Municipal de Igrejinha e Banda Patos de Barba.
Alguns destaques de coleções que estão confirmados:
- O Conselho Jedi Rio Grande do Sul (CJRS), um fã clube de Star Wars, estará no domingo com diversos itens da saga e cosplay de personagens.
- O professor Gelson Weschenfelder, conhecido como “O Filósofo dos Quadrinhos”, proporcionará um mergulho no universo dos superheróis da Marvel e da DC Comics na sexta-feira e no sábado.
- O Observatório Espacial Heller & Jung, que tem registrado e divulgado imagens e informações científicas sobre meteoros em nível internacional, estará expondo meteoritos de quedas de meteoros de várias partes do mundo.
- O Clube Gaúcho de Colecionáveis Cervejeiros (Tcherveja) levará itens do universo cervejeiro do mundo todo, com latas, rótulos, bolachas e itens especiais no sábado e no domingo.
- O fotógrafo e colecionador Léo Caldeira apresentará uma coleção de câmeras fotográficas com itens que acompanham a evolução da fotografia.
- Artigos da Coca Cola do mundo todo, incluindo, além de latas e garrafas, produtos temáticos de diferentes épocas da marca.
*Foto: Paty Amaral/Arquivo Drops do Cotidiano