Todos os anos, uma rede de pessoas chamadas carinhosamente de “amigas do brechó”, reúnem seus itens pessoais para uma ação conjunta: destinar vestuários, calçados e acessórios – antes parados no closet, para fazerem parte de uma nova história e ainda ajudar ONGs e entidades doando o valor arrecadado. A próxima edição do Brechó Solidário das Amigas será nesta quinta-feira (04 de maio, das 12h às 18h), sexta-feira (05 de maio, das 09h às 18h) e sábado (06 de maio, das 09h às 13h) no Casarão histórico do edifício Hill Residencial (Rua Ernesto Alves, 3019, bairro Nossa Senhora de Fátima, em Taquara).
O intuito do projeto é doar todo o valor arrecadado para instituições beneficentes. A iniciativa nasceu de um grupo de amigas, em 2016, depois de uma reportagem sobre brechós no caderno Donna ZH. Inicialmente o objetivo era comprar ninhos de Páscoa para crianças e adolescentes do Lar Padilha, de Taquara, porém a ação deu tão certo que o excedente foi doado para a APAE. Desde então, a entidade é parceira de todas as edições.
Além das roupas expostas normalmente pelo brechó, algumas peças vintage são selecionadas em uma área separada. Por ali já passaram produtos de marcas internacionais como Prada, Armani, Gucci, botas e calçados de couro píton, como também produtos nacionais altamente preservados. O segredo é garimpar! O acervo se renova a cada ano e conta com peças singulares femininas, masculinas e infantis de todos os tamanhos. Esta será a 8ª edição do Brechó Solidário das Amigas e a estimativa é superar a arrecadação da edição anterior. Ao final, as organizadoras do evento divulgam uma ata nas redes sociais com os resultados e os locais beneficiados (Facebook e Instagram).



“O valor doado para a nossa entidade tem uma importância a nível de planejamento orçamentário anual que implica na contratação de profissionais responsáveis em impulsionar o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes com um olhar dedicado e especial. Além disso, também destinamos o valor para eventuais melhorias na estrutura. Somos imensamente agradecidos ao Brechó Solidário das Amigas pela parceria desde a primeira edição, em 2016”, afirma Paulo Streit, presidente da APAE de Taquara, que o local atende mais de 100 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, entre bebês, crianças e adolescentes e, em julho deste ano, completa 49 anos. Além da APAE de Taquara e o Lar Padilha, já foram beneficiados a ONG Vida Breve, As Samaritanas e outros projetos e programas sociais.
Ao longo dos anos, o brechó foi reunindo cada vez mais pessoas que amaram a ideia e passaram a colaborar. Inclusive, lojistas do comércio local participam doando peças selecionadas de vestuário e acessórios. Na última edição, mais de 600 pessoas adquiriam o acervo e deram um novo lar aos itens vendidos. Todos contribuindo para a moda sustentável, circular e, principalmente, solidária!
O evento acontece no Casarão histórico, recém-restaurado, do edifício Hill Residencial. Ele faz parte de um conjunto urbano que representou o desenvolvimento de Taquara no início do século 20. É ele quem dá as boas-vindas a quem acessa o empreendimento através do Hall. Altamente funcional, recepciona amigos e familiares dos moradores no Salão de Festas e possui um espaço dedicado à prática de exercícios. O edifício conta com apartamentos de 2 e 3 dormitórios. A vista espetacular, a localização privilegiada e as diversas áreas de vivência são os destaques do empreendimento, com entrega prevista para final deste ano. Empreendimento da Construarte, de Igrejinha, os apartamentos estão à venda nas imobiliárias locais.
*Fotos das peças da edição anterior: Melissa Machado Fotografia