Domingo no Templo: Centro Budista de Três Coroas prepara programação especial para o dia 16 de abril

Um dos eventos mais tradicionais realizados pelo Chagdud Gonpa Khadro Ling, o Centro Budista de Três Coroas, era o domingo de comemoração do Losar – Ano Novo Tibetano. O evento não era realizado desde 2020, tendo sido suspenso em função da pandemia. Agora, em 2023, a apresentação de danças tradicionais sagradas do budismo tibetano acontecerá no encontro comunitário Domingo no Templo, que acontece no dia 16 de abril, a partir das 9h30, com entrada gratuita. Nesta nova fase, as danças estarão acompanhadas de apresentações culturais e de uma feira de artesãos e produtores locais. O pátio do templo abrigará no alto da montanha o encontro de um pouquinho de Três Coroas com um centro religioso e turístico do Rio Grande do Sul.

As danças terão início às 10h30 pontualmente, por isso, os visitantes são convidados a chegarem com antecedência e escolherem o seu lugar para prestigiar as atrações. Além da cultura tibetana, outras manifestações culturais estarão em destaque ao longo do dia.

O Domingo no Templo será realizado embaixo de uma tenda, portanto não será cancelado em decorrência de chuva ou tempo ruim. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas.

O Khadro Ling está localizado a 7 km do centro de Três Coroas, com acesso por estrada de terra e entrada pela RS-115. Também há a opção pela RS-020 em direção a São Francisco de Paula, com acesso à esquerda na parada de ônibus 177, seguindo a sinalização.

Programação

  • 9h30: abertura para os visitantes
  • 10h30: início das atividades culturais No turno da manhã, haverá a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenstrahl e de Ugyen Lhamo, uma butanesa que fará a performance de canções tradicionais de seu país, o Butão.
    A performance de algumas danças tradicionais sagradas do budismo tibetano concluirá a programação matinal. As danças são realizadas com vestimentas, máscaras e implementos tradicionais tibetanos, e representam a meditação em movimento. Um de seus significados é expressar a aspiração de que a paz e a harmonia aumentem para todos os seres. Essa parte da festividade será liderada por Chagdud Khadro, diretora espiritual do Chagdud Gonpa Brasil, e por Lama Sherab Drolma, uma das professoras da instituição.
  • 14h: apresentação de roda de capoeira e aula com o Grupo Abada Capoeira do Mestre Sombrinha, no monumento das Bandeiras de Oração.
  • 15h: A instrutora Summer Adams guiará uma atividade de meditação para crianças. Ao longo do dia, seguiremos recebendo os visitantes, que poderão conhecer nossos monumentos sagrados, desfrutar de nossos jardins e áreas verdes, apreciar o trabalho dos produtores locais, além de visitar a loja, o brechó e o café do templo. Concluiremos esse encontro no final da tarde, com apresentações musicais com a vista do Vale do Paranhana como cenário, no pátio do Tara Café.
  • 16h-17h: apresentações musicais com música clássica com o Maestro João Borba, conduzindo estudantes da Orquestra Municipal Infantojuvenil Huberto Schmitt Muller, com Mateus Kratz e Os The Darma Lovers.
  • 17h: encerramento das atividades Informações importantes Os portões ficarão abertos das 9h30h às 16h30h e será permitida a permanência dos visitantes até 17h30 na área do Templo.
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s