Escritor de Igrejinha é diplomado membro na Academia de Letras dos Municípios do RS

O escritor Doralino Souza da Rosa foi diplomado membro da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (Almurs). Ele ocupará a cadeira número 284 e representará o município de Igrejinha na entidade estadual. A diplomação ocorreu na terça feira (13), na Biblioteca Pública de Igrejinha e foi realizada pelo presidente da Almurs, o escritor Ademir Rost. De acordo com o presidente, a entidade convida um representante de cada cidade que tenha contribuído para a divulgação e produção da literatura brasileira, para representar seu município. “Como Igrejinha não tinha representante na Academia e o escritor Doralino Souza da Rosa possui uma notável caminhada literária, não apenas produzindo literatura, mas também auxiliando na divulgação de novos autores e da cena literária, através da revista que ele edita, apresentei seu nome na comissão que, de imediato aprovou sua nomeação”, explica Rost. Ele comentou ainda que a diplomação deveria ter ocorrido no mês de novembro, na Câmara de vereadores  de Porto Alegre, mas, infelizmente o escritor Doralino não conseguiu estar presente por conflito de agenda. “Assim me achei no dever de vir até Igrejinha para empossa-lo”, explica.

Já o autor sente-se honrado com o convite e diz que será uma grande alegria representar Igrejinha na Academia. “A carreira de um escritor muitas vezes é solitária. Ele não precisa de ninguém para construir sua arte, é ele brigando com ele mesmo. No entanto, depois da obra escrita, ele precisa tornar essa obra conhecida e a partir desse momento, algo fundamental é se unir com outros autores em academias, coletivos, clube de escrita e leitura. É o momento de união e ajuda mútua entre os artistas. E nesse sentido, o trabalho da Almurs se torna imprescindível e, desde já, me coloco a disposição para ajudar a divulgar cada vez mais nossa literatura e nossos autores”.

Participaram do ato o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Muller, o poeta Valter Ribeiro, o coordenador municipal de cultura, Maxwel de Mattos, e o Presidente do Conselho de Cultura de Igrejinha, Luiz Carlos Zimmer.

Sobre a Academia

A Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (Almurs) foi fundada em 1986. Os principais objetivos da Almurs são: fazer um resgate histórico da história de todos os municípios do Rio Grande do Sul, objetivo já alcançado, pois, realizou, em CD Room, uma enciclopédia com todos os municípios do Estado. Valorizar a cultura e os municípios, através de divulgações, saraus, participação em Feiras do Livro, inclusive em municípios do interior. O objetivo é que cada município tenha o seu representante, o que acontece nas solenidades de Posse Acadêmica, realizadas uma vez por ano.

Sobre o acadêmico

Doralino Souza da Rosa é jornalista com especialização em Educação, Cultura e Diversidades. Idealizador e editor da Revista Paranhana Literário. Tem participação em diversas antologias e é autor de três livros solos: Anjos Também usam Boné (2014, Editora JM2D), O Cânion de Dentro (2016, Editora JM2) ambos finalistas ao Prêmio AGES – Associação Gaúcha de Escritores – Livro do Ano -, e Dentes no copo de uísque & outros contos de crime (2019, Editora JM2D). Participa ativamente de seminários e bate papos sobre literatura e cultura em escolas e feiras de livro. Foi fundador e presidiu a Associação Litero-Cultural Igrejinhense (Alici) e é fundador e atual vice-presidente do Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana (CEAP). Membro do Conselho de Políticas Públicas de Igrejinha, representando o segmento de livro e leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s