Em parceria com acadêmicos da Faccat, Memorial da SUCI evidencia história da sociedade centenária de Igrejinha

A história da Sociedade União de Cantores de Igrejinha (Suci) será contada por meio de uma exposição, que reunirá um acervo com diversos objetos da entidade, além da apresentação de um vídeo. A SUCI, como é conhecida na cidade e pela região, foi fundada no dia 7 de maio de 1887, a partir de um coral masculino, dirigido pelo Pastor Rudolph Dietschi, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB). Essas informações e outras mais poderão ser conferidas a partir do dia 6 de dezembro, quando ocorrerá o lançamento oficial do Memorial da Suci.

O evento, aberto ao público e gratuito, e iniciará a partir das 20 horas, na sede da entidade, localizada na Rua Independência, 469, bem no Centro de Igrejinha. O Memorial da Suci é uma realização da Diretoria da Suci, através do Departamento Cultural da Suci e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), por meio do curso de História.

De acordo com a coordenadora do curso de História da Faccat, Andrea Petry Rahmeier, este é um projeto em conjunto com a Suci e conta com a participação dos acadêmicos da disciplina “História Regional, Educação Patrimonial e Memória”, do semestre de 2022/02. “Será um grande evento. Muita pesquisa e estudo foram feitos. A história da Suci será contada através deste trabalho”, revela Andrea.

O presidente da Suci, Lucas Elias Kieling, destaca que esta parceria com a Faccat representa para a Suci e comunidade um momento com muitos significados. “É uma oportunidade onde a população poderá conhecer mais sobre a história da Suci, um momento para valorizarmos nossa cultura alemã e para criarmos mais significados com tudo que já ocorreu no passado da Sociedade. Nos sentimos privilegiados em termos firmado essa parceria, pois já podemos perceber o quanto todos irão ganhar e aprender com essa experiência”, registra.

A exposição tem como base o acervo de fotos, roupas, documentos e mobília da própria SUCI, que foram utilizadas pelos acadêmicos  da Faccat, para criar um cenário que nos leva aos tempos glamourosos da Sociedade, na segunda metade do século XX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s