Rio Grande do Sul será sede do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Na próxima semana, gestores públicos da área cultural de todo o país estarão em solo gaúcho. O Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no país. O encontro, que passou a ocupar um espaço relevante no cenário nacional a partir da extinção do Ministério da Cultura, se desenvolverá de 10 a 13 de novembro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Gramado e Antônio Prado.

A abertura oficial do Fórum será na sexta-feira (11), às 15h, Hotel Grande Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Estarão presentes secretários e dirigentes do Distrito Federal e de 17 estados brasileiros.

Em defesa da cultura como direito fundamental e constitucional, e na luta pela manutenção das estruturas institucionais necessárias para gerir e executar as políticas públicas culturais, o Fórum Nacional tem a missão de promover reflexões sobre o tema e expor seu posicionamento em um documento final.

A “Carta do Rio Grande do Sul”, resultante do encontro, apresentará um conjunto de propostas sobre o presente e o futuro da cultura no Brasil, buscando uma pactuação entre os estados-membros do Fórum e o Poder Executivo Federal.

Programação

Na quinta-feira (10), às 14h, os participantes do Fórum serão recebidos pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e pelo secretário municipal de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), onde haverá apresentação musical e visita guiada à 13ª Bienal do Mercosul. Na sequência, no Centro Histórico de Porto Alegre, o grupo visitará a 68ª Feira do Livro, o centenário Palácio Piratini e o Cais do Porto.

Na sexta-feira (11), às 15h, acompanhados pela secretária Beatriz Araujo, os secretários e dirigentes de cultura serão recebidos em Bento Gonçalves pelo prefeito, Diogo Siqueira, e pelo secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, para o início dos trabalhos do Fórum.

Às 15h30, haverá um painel com a presença da jornalista, curadora, conferencista, ensaísta, consultora e coordenadora em empresas, governos e organismos internacionais, Marta Porto, e integrantes do Fórum, que abordarão o contexto das políticas culturais no Brasil, as perspectivas futuras, a inovação institucional e as agendas públicas e privadas para o setor. No final de semana (12 e 13), os participantes do Fórum participarão de programação cultural em Canela, Gramado e Antônio Prado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s