Cultura germânica e pitada de rock no segundo Super Sábado da 33ª Oktoberfest de Igrejinha

Ainda no início da tarde deste sábado (22), o movimento já era intenso no Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha. O segundo Super Sábado da 33ª Oktoberfest contou com entrada franca até às 16h30, e o público aproveitou. Os portões abriram às 12h e a programação iniciou às 13h, com o Igrejinha in Tanz 2022 – Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Infantis e Juvenis. Em seguida, às 14h, a Parada Festiva levou a alegria da festa para as ruas de Igrejinha: representantes da Associação de Amigos da Oktoberfest (Amifest), soberanas, autoridades, bandinhas típicas, estudantes das escolas do município e comunidade em geral vestidos a caráter desfilaram, partindo da Rua Coberta em direção ao Parque. A painha da festa, Raíssa Mirella Schäfer, demonstra a alegria em ver o sorriso no rosto da comunidade. Nós fomos para muitas cidades divulgar a Oktober, mas nada como estar com as pessoas que realmente fazem a festa acontecer. Ver o orgulho e a honra que eles sentem em fazer parte de tudo isso não tem preço”, destaca.

A cultura alemã também foi cultivada através da 18ª edição dos Jogos Germânicos, que iniciou às 14h e reuniu modalidades como Serra de duas Pontas, Carrinho de Mão, Knips, Machado, Batalha Viking, Cabo de Guerra, Schnorrer e Bier Marionette. A ideia dos jogos, que são tradição na Oktober, é reviver um pouco das atividades braçais que faziam parte do dia a dia dos imigrantes alemães na época da colonização. É uma alegria retomarmos essa atividade, o pessoal está muito animado. Temos pessoas de Nova Hartz, Estância Velha, Sapiranga, Três Coroas e de outras cidades da região que vêm para participar”, celebra o coordenador da Comissão de Cultura da Oktober, Diego Gilmar Sperb.

Para alegria do público, dois momentos de chopp Amstel em dobro foram oferecidos, das 17h30 às 19h e das 22h às 23h. Nestes períodos, quem comprava um chopp tinha direito a um segundo copo. O rock também ganhou espaço na maior festa comunitária do Brasil: o show da noite ficou por conta da banda gaúcha Vera Loca, às 18h. A diversidade musical da festa foi apontada pela educadora física Michele Zimmer, de Porto Alegre, como um diferencial. Ela conta que esteve na Oktober pela primeira vez quando era muito jovem, e que está aproveitando a retomada da festa no pós-pandemia. “É muito divertido, tem muita música diferente e eu acho que isso chama as pessoas. Aproveitamos o dia bonito e trouxemos a família toda”, diz, mostrando a filha de 10 meses que já começa, desde cedo, a entender o que é uma festa comunitária.

Aquece e Agita animam ainda mais a festa 

Em 2022, os tradicionais aqueces de rua vieram para dentro do Parque, com o Aquece Oktober. A atração tem uma programação exclusiva e diferenciada, com bandas, MCs e DJs, além de chopp liberado durante nove horas consecutivas. Neste sábado, a programação contou com MC Kekel, às 19h30, Brilha Som, às 17h, entre outras atrações musicais. Além do Aquece, o Agita Oktober divertiu a tarde do público, das 16h às 18h, com um trio elétrico animado pelo DJ Fuzil. 

Zé Neto e Cristiano encerram a 33ª Oktoberfest de Igrejinha 

Para encerrar a maior festa comunitária do Brasil, no domingo, 23, acontece a tradicional apresentação do Presidente e Vice-presidente da próxima edição da Oktoberfest, às 16h, além do show nacional da dupla Zé Neto e Cristiano, às 20h. Para o presidente da Amifest, Tiago Petry, o sentimento é de dever cumprido. “Essa festa foi muito esperada e muito planejada. E nesse Super Sábado de sol, maravilhoso, com um público excepcional,  ficamos muitos satisfeitos em ver que tudo que pensamos foi posto em prática e está dando resultado”, comemora. “Isso fez parte da gente por três anos e, agora, com certeza a emoção vai bater bem forte, principalmente por termos vivido esse período de pandemia, no qual nunca deixamos de acreditar que a festa iria voltar. Fomos coroados com uma bela volta, com um belo público e pessoas se divertindo. Isso é a Oktoberfest de Igrejinha: a festa da alegria, a festa da família”, declara. 

As soberanas aproveitam para lembrar o que a festa significou para elas e convidar o público para o último dia. “Era um sonho, e este sonho está sendo melhor do que eu imaginei, não tenho palavras. Não quero pensar que vai terminar”, disse a princesa Lara Luisa Kunst, emocionada. “Aguardamos a todos para que venham sentir o brilho e a magia dessa festa que é única. Venham celebrar a vida, curtir as amizades e dar aquele abraço caloroso, que por tanto tempo sentimos falta”, convida a princesa Thais Chaiane Volz Wiebling

*Fotos: Juliano Arnold

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s