Exposição itinerante Steinhaus vai apresentar o projeto de revitalização da Casa de Pedra

Lançada durante a 33ª Oktoberfest de Igrejinha, a exposição itinerante Steinhaus – Diálogo entre épocas, busca divulgar o projeto de restauro da Casa de Pedra junto a comunidade. O objetivo é evidenciar a importância da valorização do patrimônio histórico e cultural que o local representa. Construída por Tristão Monteiro no ano de 1862, a casa é uma das edificações mais antigas da região. Em 2021, foi lançado o vídeo institucional com o objetivo de apresentar esta primeira etapa de captação de recursos para a realização da obra de restauro.

A historiadora e integrante do projeto, Dalva Reinheimer, registra que a importância da Casa de Pedra não compreende apenas Igrejinha. “A Steinhaus faz parte da história da imigração alemã do século 19 e isso é muito mais do que regional, é a história do Rio Grande do Sul e do Brasil que vive aqui. Ela faz parte de um momento muito significativo que mudou parâmetros sociais, culturais e econômicos do país. É um privilégio termos a Casa de Pedra edificada nos nossos dias”, conta. A arquiteta responsável pelo projeto, Magda Brodbeck, destaca que o trabalho no local permite descobrir mais informações sobre a história ali contidas e que há muito mais a ser descoberto e entendido. “Além da casa em si e de tudo o que ela representa, encontramos um monumento no meio do mato, com risco de perda, alusivo a imigração. Este é mais um dos itens que vamos recuperar e restaurar para apresentar à comunidade”, compromete-se. O poder público municipal também é parceiro do projeto e o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, destaca que, além de olhar para o passado, é importante pensar também no valor da Casa e Pedra para o tempo presente e as futuras gerações. “Será um espaço para realizar atividades culturais e estudos. Ela oportuniza a conexões entre os tempos. O passado nós já conhecemos, mas o futuro está aí pra gente construir”, declara.

A exposição tem o patrocínio da Construarte Engenharia e Irmãos Kunst Incorporadora e o projeto de restauro da Casa de Pedra é da empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais. A proposta da exposição itinerante surgiu junto com a construção da nova identidade da Steinhaus, feita pela Agência Conceito. E foi através da Comissão de Germanização da 33ª Oktoberfest de Igrejinha que surgiu a ideia de lançar a mesma durante a festa. Após a festa, a exposição deve circular por diferentes locais do município, apresentando o projeto de revitalização e buscando apoios para a sua realização. Durante a Oktoberfest, é possível conferir a exposição junto a Vila Germânica.

O projeto de restauro está junto a Lei Rouanet e também há a possibilidade de empresas interessadas realizarem patrocínio direto. Durante o lançamento, foi apresentado que a meta é entregar a primeira etapa do projeto até o bicentenário da imigração alemã, que ocorre em julho de 2024.

*Fotos: Lidiani Lehnen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s