Tradicional dia para receber visitantes da terceira idade marca a quinta-feira da Oktoberfest de Igrejinha

Cultura alemã, música, danças e muita alegria caracterizaram a quinta-feira (20) da 33ª Oktoberfest de Igrejinha. A Seniorentag, dia especial para receber visitantes da terceira idade, contou com uma programação variada que iniciou às 8h30 com a caminhada festiva e se estendeu até o final do dia com diversas atrações, como: apresentações artísticas, culturais e folclóricas, Encontro de Grupos de Danças da Terceira Idade, Polonaise (Dança de Integração), Desfile de Reis e Rainhas da Terceira Idade, exposição de orquídeas e produtos coloniais, artesanatos, souvenirs e atividades de cuidado com a saúde. O dia também contou com entrada franca, com doação opcional de 1 quilo de alimento não perecível ou produto de limpeza. As arrecadações são destinadas ao Hospital Bom Pastor de Igrejinha e até o início da tarde já havia sido arrecadado mais de 4 mil quilos de alimentos. 

Estiveram presentes no Parque de Eventos Almiro Grings mais de 50 grupos de idosos particulares vinculados às prefeituras de diversas cidades, como: Igrejinha, Três Coroas, Guaíba, São Leopoldo, Gravataí, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Porto Alegre, Estância velha e Gramado. “O dia de hoje é muito importante também porque os idosos estão felizes de vivenciar esse momento após a pandemia. Foram as pessoas que mais sofreram durante esse tempo, pois não podiam sair para dançar, trabalhar e hoje estão aqui, comemorando o dia”, comentou Rosana Dienstmann, Coordenadora da Seniorentag. Com isso, o dia foi palco para reencontro de pessoas que não se viram nos últimos três anos. “Encontramos uma pessoa que veio de Gravataí para a Oktober para encontrar uma pessoa de outra cidade, que ela costuma encontrar só aqui na festa. Eles ficam esperando aqui na frente as pessoas chegarem. São reencontros lindos!”, completou emocionada.

Entre os participantes deste dia estava a visitante de Estância Velha, Margo Schneider, de 61 anos. Visitando pela primeira vez a festa, ela se mostrou empolgada. “Está muito lindo! Chegamos faz pouco tempo e já estamos achando maravilhoso”, disse ela. Sobre a expetativa da programação, Margo também se mostrou animada: “quero fazer coisas de alemão mesmo, provar o bolinho de batata e comer o que a gente não come todos os dias. Queremos aproveitar durante o dia com o grupo que está espalhado pelo parque”, comentou ela, que pertence ao grupo da Sociedade Canto Lira do Vale da Terceira Idade. 

A Seniorentag busca valorizar as pessoas da terceira idade, tanto os que desejam vivenciar as tradições germânicas quanto aqueles que buscam repassar para outras gerações. “Essas são as pessoas que nos ensinam a viver e valorizar a cultura germânica, então é um dia para esse público. Eles são o exemplo de convivência, de cultura e é neles que nós nos espelhamos para fazer com que a Oktoberfest permaneça sendo uma festa que valorize a cultura e as nossas tradições”, disse a diretora cultural da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Liége Brussius.

Quem representou a maior festa comunitária do Brasil durante o Seniorentag foi a Seniorin, Maria Marlene Kunst, que integra a corte ao lado da rainha, das princesas da dupla infantil de Bubchen e a Mädchen. Marlene tem 66 anos e pôde aproveitar muito o dia de hoje ao lado de amigos. “A festa está maravilhosa! Está sendo marcada por reencontros para dançar e se divertir. Me sinto muito orgulhosa em poder representar todas essas pessoas e estou muito feliz”, comentou Marlene, que participa da festa desde a primeira edição. “Meu pai era músico e tocou por 27 anos aqui, na 27ª edição só parou porque não conseguiu mais”, disse ela.  Sobre a importância da data, Marlene comenta que os idosos adoram o dia de hoje: “isso para a Oktober é muito importante, pois o idoso gosta de dançar e por isso que a quinta-feira tem a fama de ser o melhor dia”, complementou.

Além da programação do dia dedicada aos idosos, a quinta-feira também trouxe shows das bandas típicas: Alte Kameraden, Canecão do Vale, Igrejinha Blaskapelle, Macega Show, Tannenwald, Super Banda Choppão e Orquestra Continental. Ainda estiveram presentes a Banda Berlin, Banda União e Super Banda Hopus.

*Fotos: Juliano Arnold

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s