Exposição “Memórias em Tela e Tinta” com obras feitas por alunos é lançada em Taquara

Foi lançada em Taquara nesta segunda-feira (17) a exposição “Memórias em Tela e Tinta: nossa gente, nossa história, nossa memória”. Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, o projeto exibe 42 telas pintadas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que retratam o patrimônio histórico do Município, como as antigas construções, igrejas e personalidades taquarenses. “Esta é uma iniciativa muito bonita, em que os estudantes ressaltaram a história da nossa cidade através da arte. É uma forma de resgatar o nosso passado”, celebra a prefeita Sirlei Silveira. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira até o dia 28 de outubro na Câmara de Vereadores.

A exposição é realizada através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, de Taquara. De acordo com o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, o projeto marca o início de um movimento de educação patrimonial na cidade. “É importante que os alunos tenham conhecimento sobre a história de Taquara, que tem 136 anos. Isso ajuda a valorizar a memória, identidade e pertencimento do nosso querido Município”, comenta.

Lançamento da exposição

A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e comunidade em geral, além da participação de alunos e professores envolvidos com o projeto. Também houve a apresentação do Coro Municipal de Taquara, sob a regência do maestro Alex Barbosa. Na solenidade, o professor Laureci Mayca ressaltou a importância de múltiplas parcerias para viabilizar a exposição. “Acredito que o comprometimento das escolas, direções, coordenações, professores e estudantes foram uma das marcas relevantes deste projeto. Agradecemos a participação de cada um”, completa.

Das 42 telas em exibição, uma delas é a do estudante Uilian Oliveira Luciano, de 17 anos. Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, no Distrito de Entrepelado, ele pintou um local próximo de onde mora, a Casa da Dona Moça. Ele destacou a importância do contexto histórico que aquela construção representa para a comunidade. “Houve um tempo em que escravos habitaram esta casa. E poder fazer este registro através das telas é uma sensação incrível. Pois podemos mostrar para a cidade  um pouco da nossa história. Fico feliz em participar deste projeto”, salienta.

Visitação

A exposição “Memórias em Tela e Tinta” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira até o dia 28 de outubro na Câmara de Vereadores. O horário de visitação é das 8h às 14h nas segundas, quartas, quintas e sextas, e nas terças-feiras, das 12h às 18h. Escolas interessadas em acompanhar os trabalhos de forma guiada podem agendar através do telefone (51) 3541-9200, ramal 434, ou pelo e-mail maicon.rodrigues@edu.taquara.rs.gov.br

Apoiadores

O projeto contou com o apoio das seguintes empresas: Agafarma Farmácias, Alternativa Imóveis, Bazar Arabela Center, A4 Centro Automotivo, Bazar Shalom, Chocolataria Gramado, Confeitaria Elaine, Clínica de Ecografia Dr. Sadi Müller, Clínica Sapiência Dr. Leonardo Signori, Construtaq – Rede Construir, Contemper Produtos Naturais, Farias Materiais de Construção, Farmácia Clínica, Fruteira da Pati, Ghesla Ótica e Relojoaria, Herzog, J. A. Júnior Livraria, Marks Atacado, Nestor Ferragem, Nexus Tecnologia e Zé Pneus Taquara. 

*Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s