Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta concerto na Faccat em outubro

Uma grande atração cultural está chegando na região em outubro. Com um repertório que passa por vários compositores europeus e latino-americanos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) subirá ao palco do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), no dia 7 de outubro, às 20h, para uma linda apresentação que será comandada pelo maestro Evandro Matté. A solista Carol Braga será a convidada que soltará sua voz para encantar o público. Os ingressos podem ser retirados entre 3 e 6 de outubro na Tesouraria da Faccat, das 13h30min às 22h30min, mediante a entrega de 2 litros de leite de caixinha. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa. O concerto integra o projeto Série do Interior/Temporada 2022.

“Vai ser um concerto muito especial, teremos a Carol Braga, que é um dos grandes destaques da nova geração de cantores hoje no Brasil e também participa do projeto Ópera Estúdio da OSPA, então vai ser uma oportunidade ótima de ouvir uma das grandes mezzo-sopranos que temos no País”, comenta o maestro Evandro Matté.

O regente ainda frisa que a apresentação da Ospa vai incluir vários compositores de vários países, desde abertura de ópera até o repertório brasileiro do século 20, passando por outros compositores da América Latina. “Com certeza vai ser muito atrativo para o público de Taquara. É um prazer enorme voltar a Taquara, onde sempre somos muito bem acolhidos e com certeza faremos um grande concerto na Faccat”, salienta Matté.

O repertório

O repertório das apresentações passa por vários compositores europeus e latino-americanos, como o alemão Johannes Brahms (1833 – 1897), o mexicano Arturo Márquez (1950 -), o argentino Alberto Ginastera (1916 – 1983) e os brasileiros Mozart Carmargo Guarnieri (1907 – 1993) e Cyro Pereira (1929 – 2011). 

Algumas das maiores óperas da história estarão representadas na apresentação, começando pela abertura instrumental de “O Morcego”, do compositor austríaco Johann Strauss II (1825 – 1899). Carol Braga cantará duas árias de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), uma da ópera “As Bodas de Fígaro” e outra da ópera “La Clemenza di Tito”, além de um trecho da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini (1792 – 1868).

Sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Carol Braga (mezzo-soprano)

Carolina Rodrigues Braga, 27 anos, é bacharel em canto lírico pela UFRGS. Em São Paulo, participou do coral jovem do Estado no ano de 2019 e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, em 2020. Recentemente, foi finalista do concurso Maria Callas, no qual ganhou o prêmio Série Toriba, e foi uma das finalistas do primeiro concurso de canto Zola Amaro. Foi solista em várias edições do Festival de Trancoso, onde cantou “Messiah”, de Handel, foi Lisetta na ópera “Il Mondo della Luna”, de Haydn, e também canções de Brahms e Luciano Gallet. Em Porto Alegre, interpretou Rosina em “O barbeiro de Sevilha”, de Rossini, dentro do projeto Terças Líricas, e atuou como segunda dama na “Flauta Mágica”, de Mozart, montada pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul – CORS. Atualmente, é aluna do Ópera Studio da OSPA.

Apresentação:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau
Apoio da Temporada Artística: Sulgás
Apoio institucional: Faccat
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.

*Foto de capa: Vitória Proença | Foto Evandro Matté: Leandro Rodrigues | Foto: Carol Braga: Vitor Ceolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s