Na noite da última quinta-feira (22), o debate “Independências e Museus: a reflexão no papel da mulher na sociedade taquarense ao longo dos séculos XX e XXI” movimentou o Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar. 11 mulheres taquarenses participaram do bate-papo e compartilharam vivências e trajetórias em suas respectivas áreas de atuação. A atividade integrou a programação da 16ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e foi organizada pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.
Uma das participantes foi a prefeita de Taquara, professora Sirlei Silveira, que lembrou que é a primeira prefeita da história do Município. Em uma de suas falas, ela destacou a importância da ampliação da presença feminina não só na política, mas também em outros cargos de direção. “É preciso que haja mais participação nestes espaços de liderança. O número atual ainda é muito tímido. Mas posso garantir que evoluímos bastante. É significativo dizer que, por 15 anos, fui diretora de escola pública, em uma época em que também tínhamos mais homens em cargos de direção do que mulheres. Isso está mudando. E hoje vemos mais mulheres dirigindo empresas, escolas, e ocupando cargos políticos como deputadas, senadoras, governadoras, prefeitas e vereadoras, mas ainda precisamos criar mais espaços e mais possibilidades de participação femininas nestes lugares”, frisou.
Compartilhando histórias
A Primavera dos Museus também contou com as presenças da secretária de Educação, Cultura e Esporte, professora Carla Silveira; da professora Luciana de Oliveira Corrêa; da professora e integrante do Museu Histórico de Parobé, Vania Inês Priamo; da presidente da Associação dos Amigos do Museu de História da Tecnologia Harald Alberto Bauer, Ana Lucia Holmer Bauer Schweitzer; da arquiteta Michele Biason; da comerciante Nariman Shunaqq; da designer de sobrancelhas Marta Souza; da funcionária pública Carmen Rodrigues da Silveira; da defensora pública Egylene Chiarello; e da rapper Lady Black. A mediação foi da jornalista Magda Rabie.
Cada uma das convidadas compartilhou fatos sobre suas trajetórias individuais, destacando o processo de transformação da independência feminina no Município. Em sua fala, Marta Souza lembrou da sua própria história, que é motivo de orgulho para ela. “Sou uma pessoa que passou por muitas batalhas a vida toda. Trabalho desde os 11 anos, e sempre tocando meu negócio sozinha, de origem simples. E hoje ter o meu próprio espaço no centro da minha cidade, e fazer meu nome chegar até aqui neste evento, é uma honra”, ressalta.
A professora Luciana complementou abordando sobre a importância do processo de autoaceitação feminina, como forma de que as mulheres possam se valorizar ainda mais. “É fundamental observarmos a nossa atmosfera. Precisamos nos valorizar, nos sentirmos bem, pois isso nos afasta de qualquer tipo de crítica. É uma questão importante para concretizar o nosso futuro”, salienta. A rapper Lady Black, de 10 anos, complementou que o empoderamento feminino, em especial, da mulher negra, é um tema presente em suas letras. “Todas as mulheres podem ser o que quiserem, e aponto isso também nas minhas músicas. A primeira que fiz se chama ‘Pretinha do Poder’, que fala que não é para termos vergonha do nosso cabelo e da nossa cor. Não importa o que os outros dizem. Portanto, digo para todas que estão aqui. Vocês, mulheres, se amem! O que importa é a sua autoestima”, afirma.
Primavera dos Museus
O evento em Taquara foi pensado com base no tema nacional da Primavera dos Museus, que é “Independências e Museus, outros 200, outras histórias”, em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil. Para o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, o evento desta noite foi incrível, despertando a alegria de todas as convidadas em participarem do debate. “Alcançamos o objetivo de proporcionar visibilidade às mulheres taquarenses. Dar voz para a reflexão sobre a independência e a valorização feminina é dever de toda a sociedade. O Museu Histórico Municipal Adelmo Trott fica feliz em realizar este encontro entre as nossas protagonistas taquarenses”, finaliza.
*Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara
Parabéns às mulheres em Taquara, homenageadas na Primavera dos Museus! Desejamos sucesso para todas vocês. Que se fortaleçam cada vez mais, sempre inspiradas pelos ideais de liberdade, igualdade e sororidade.
Atenciosamente,
A Equipe da Escola Feminista.
CurtirCurtir
[…] realizou nos últimos seis meses algumas ações externas. Entre estes eventos, Maicon destaca a Primavera dos Museus, realizada em setembro no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, e a exposição do projeto […]
CurtirCurtir