8º Mateartchê celebra e evidencia a cultura gaúcha com ampla programação em Igrejinha

Alegria, diversão e integração marcaram o 8º Mateartchê, realizado de 16 a 20 de setembro em Igrejinha. Com programação gratuita, o evento reuniu apresentações culturais e artísticas, momentos de divulgação e promoção da cultura gaúcha, e ainda acampamento farroupilha. Organizado pelo Piquete Estância Casa de Pedra, Grupo os Mateadores e CTG Sentinela da Tradição, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura e do Município de Igrejinha, o evento movimentou a Praça Dona Helena Leão e a Rua Coberta do bairro XV de Novembro. Durante os cinco dias de programação, a movimentação foi expressiva, reunindo famílias e pessoas das mais variadas faixas etárias. Subiram ao palco do Mateartchê para bailes Grupo Batendo a Marca, Os Nunes, Issac e Mirim, Grupo Léguas de Chão, Lisando Amaral, Grupo Marca do Tempo, Pilcha Nova e Sangue Farrapo. O destaque de público ficou para o domingo de sol que lotou o espaço celebrando as tradições.

“Expectativas atendidas e o coração muito feliz”. Assim define Daisi Maciel, integrante da comissão de organização do evento. Ela relembra que o evento surgiu com a proposta de oferecer uma semana farroupilha para todos, promovendo a cultura gaúcha para além dos bailes de CTGs. “Temos a música e os shows, mas também brincadeiras e momentos de troca com a comunidade. Este ano, só temos a celebrar, pois o evento ficou bom para todos. Além da parte cultural, o comércio, os artesãos e a alimentação venderam bem. É ótimo podermos oferecer esse espaço onde as famílias fazem esse reforço nos seus rendimentos, movimentando a economia local”, comemora. A feira de artesanato e comércio reuniu 24 expositores e a alimentação contou com cinco food truck que ofereceram alimentos e bebidas.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, este é um evento já consolidado no calendário do município. “Mais uma vez Igrejinha está fazendo além do que o poder público é capaz de fazer. Esse é o tipo de evento que não aconteceria sem Os Mateadores, que são a comissão de organização, e que agora está no processo de formalização para viabilizar a captação de recursos, patrocínios e apoio para as próximas edições. Eles promovem uma atividade cultural e recreativa que encanta a todos”, explica o secretário. “O evento está ficando cada vez mais redondinho. Agora com a rua coberta, temos um espaço muito melhor. Já estamos na euforia e pensando no evento do próximo ano”, projeta Daisi.

A cultura gaúcha apresentada aos pequenos

Na sexta-feira (16) estudantes visitaram o evento e puderam vivenciar de perto a cultura gaúcha. Com brincadeiras antigas, trabalhos da lida gaudéria, oficina de chimarrão e até o contato com o cavalo, o dia foi recheado de experiências. Outro ponto alto foi a contação de histórias inspirada nos livros da série Reino Grande do Sul, que adapta os contos clássicos para o Rio Grande do Sul, onde traz a história dos Três Ginetes (Três Mosqueteiros) e da Prenda Adormecida (Bela Adormecida), entre outras.

O secretário Juliano considera que este foi o momento que mais evidenciou a essência do Mateartchê. “Talvez aqueles que nunca tinham tido contato com um cavalo, andaram sobre um. Aqueles que nunca tinham subido numa carroça, tiveram essa experiência. O sorriso e as falas deles confirmavam a alegria do momento. Para essas crianças e a futura geração é que se cumpre o papel de um evento como este, que é muito mais do que a dança e o churrasco, que são importantíssimos. É semear nessa futura geração tudo isso que a gente faz com tanto valor para que seja importante e valoroso para eles também”, projeta.

Acampamento celebra os laços e a cultura

A Praça Dona Helena Leão recebe, a cada edição da festa, diversos grupos para o acampamento farroupilha, com grupos que celebram com churrasco, chimarrão e chopp. O fotógrafo Leonardo Caldeira conta que desde o início dos acampamentos o seu grupo de amigos se reúne e celebra as tradições. “Quando começou algum pequeno movimento tinha uma lona aqui na praça. Como já éramos engajados com a tradição resolvemos nos organizar para participar e começar a fazer uma Semana Farroupilha como víamos em outros lugares. A gente fez parte não por planejar fazer isso, mas o nosso acampamento surgiu e cresceu junto com o Mateartchê”, conta. Nestes 10 anos de envolvimento (considerando os dois anos que não foi realizado o evento devido à pandemia) a base do grupo se manteve a mesma, com oito casais que fazem a frente, mas o mesmo foi crescendo principalmente pelo nascimento dos filhos. “Nossas famílias e amigos vem celebrar com a gente, se engajam e confraternizam. A gente se organiza de um ano para o outro. Em outubro já vamos começar juntar o caixa para o próximo ano. Em 2023, só não estaremos aqui se não tiver Mateartchê”, conclui.

Domingo de integração

Durante toda a programação, a cultura gaúcha esteve em destaque de diferentes formas. Na manhã de domingo, os CTGs Tauras da Colina e Sentinela da Tradição se apresentaram, além de promoverem momentos de integração com a comunidade. Danças e jogos tradicionalistas marcaram a programação, garantindo encontros e alegria dos participantes e do público. Já na parte da tarde, o destaque ficou por conta do Momento Oktoberfest, onde membros da diretoria da Oktoberfest de Igrejinha, incluindo o casal presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Tiago e Cheila Petry; o casal vice-presidente, Marcelo e Ana Paula Kunst; e a corte completa, com a rainha Raíssa Mirella Schäfer, princesas Thaís Chaiane Volz Wiebling e Lara Luísa KunstBubchen Pedro Henrique FontanaMädchen Líviah Sofia Roth; além da Seniorin Maria Marlene Kunst, estiveram presentes. Além de convidar para a festa, falaram sobre a importância da união de culturas, e do orgulho que se temem ser gaúcho, além de promover uma grande dança de integração.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s