8º Mateartchê celebra e evidencia a cultura gaúcha com ampla programação em Igrejinha

Alegria, diversão e integração marcaram o 8º Mateartchê, realizado de 16 a 20 de setembro em Igrejinha. Com programação gratuita, o evento reuniu apresentações culturais e artísticas, momentos de divulgação e promoção da cultura gaúcha, e ainda acampamento farroupilha. Organizado pelo Piquete Estância Casa de Pedra, Grupo os Mateadores e CTG Sentinela da Tradição, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura e do Município de Igrejinha, o evento movimentou a Praça Dona Helena Leão e a Rua Coberta do bairro XV de Novembro. Durante os cinco dias de programação, a movimentação foi expressiva, reunindo famílias e pessoas das mais variadas faixas etárias. Subiram ao palco do Mateartchê para bailes Grupo Batendo a Marca, Os Nunes, Issac e Mirim, Grupo Léguas de Chão, Lisando Amaral, Grupo Marca do Tempo, Pilcha Nova e Sangue Farrapo. O destaque de público ficou para o domingo de sol que lotou o espaço celebrando as tradições.

“Expectativas atendidas e o coração muito feliz”. Assim define Daisi Maciel, integrante da comissão de organização do evento. Ela relembra que o evento surgiu com a proposta de oferecer uma semana farroupilha para todos, promovendo a cultura gaúcha para além dos bailes de CTGs. “Temos a música e os shows, mas também brincadeiras e momentos de troca com a comunidade. Este ano, só temos a celebrar, pois o evento ficou bom para todos. Além da parte cultural, o comércio, os artesãos e a alimentação venderam bem. É ótimo podermos oferecer esse espaço onde as famílias fazem esse reforço nos seus rendimentos, movimentando a economia local”, comemora. A feira de artesanato e comércio reuniu 24 expositores e a alimentação contou com cinco food truck que ofereceram alimentos e bebidas.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, este é um evento já consolidado no calendário do município. “Mais uma vez Igrejinha está fazendo além do que o poder público é capaz de fazer. Esse é o tipo de evento que não aconteceria sem Os Mateadores, que são a comissão de organização, e que agora está no processo de formalização para viabilizar a captação de recursos, patrocínios e apoio para as próximas edições. Eles promovem uma atividade cultural e recreativa que encanta a todos”, explica o secretário. “O evento está ficando cada vez mais redondinho. Agora com a rua coberta, temos um espaço muito melhor. Já estamos na euforia e pensando no evento do próximo ano”, projeta Daisi.

A cultura gaúcha apresentada aos pequenos

Na sexta-feira (16) estudantes visitaram o evento e puderam vivenciar de perto a cultura gaúcha. Com brincadeiras antigas, trabalhos da lida gaudéria, oficina de chimarrão e até o contato com o cavalo, o dia foi recheado de experiências. Outro ponto alto foi a contação de histórias inspirada nos livros da série Reino Grande do Sul, que adapta os contos clássicos para o Rio Grande do Sul, onde traz a história dos Três Ginetes (Três Mosqueteiros) e da Prenda Adormecida (Bela Adormecida), entre outras.

O secretário Juliano considera que este foi o momento que mais evidenciou a essência do Mateartchê. “Talvez aqueles que nunca tinham tido contato com um cavalo, andaram sobre um. Aqueles que nunca tinham subido numa carroça, tiveram essa experiência. O sorriso e as falas deles confirmavam a alegria do momento. Para essas crianças e a futura geração é que se cumpre o papel de um evento como este, que é muito mais do que a dança e o churrasco, que são importantíssimos. É semear nessa futura geração tudo isso que a gente faz com tanto valor para que seja importante e valoroso para eles também”, projeta.

Acampamento celebra os laços e a cultura

A Praça Dona Helena Leão recebe, a cada edição da festa, diversos grupos para o acampamento farroupilha, com grupos que celebram com churrasco, chimarrão e chopp. O fotógrafo Leonardo Caldeira conta que desde o início dos acampamentos o seu grupo de amigos se reúne e celebra as tradições. “Quando começou algum pequeno movimento tinha uma lona aqui na praça. Como já éramos engajados com a tradição resolvemos nos organizar para participar e começar a fazer uma Semana Farroupilha como víamos em outros lugares. A gente fez parte não por planejar fazer isso, mas o nosso acampamento surgiu e cresceu junto com o Mateartchê”, conta. Nestes 10 anos de envolvimento (considerando os dois anos que não foi realizado o evento devido à pandemia) a base do grupo se manteve a mesma, com oito casais que fazem a frente, mas o mesmo foi crescendo principalmente pelo nascimento dos filhos. “Nossas famílias e amigos vem celebrar com a gente, se engajam e confraternizam. A gente se organiza de um ano para o outro. Em outubro já vamos começar juntar o caixa para o próximo ano. Em 2023, só não estaremos aqui se não tiver Mateartchê”, conclui.

Domingo de integração

Durante toda a programação, a cultura gaúcha esteve em destaque de diferentes formas. Na manhã de domingo, os CTGs Tauras da Colina e Sentinela da Tradição se apresentaram, além de promoverem momentos de integração com a comunidade. Danças e jogos tradicionalistas marcaram a programação, garantindo encontros e alegria dos participantes e do público. Já na parte da tarde, o destaque ficou por conta do Momento Oktoberfest, onde membros da diretoria da Oktoberfest de Igrejinha, incluindo o casal presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Tiago e Cheila Petry; o casal vice-presidente, Marcelo e Ana Paula Kunst; e a corte completa, com a rainha Raíssa Mirella Schäfer, princesas Thaís Chaiane Volz Wiebling e Lara Luísa KunstBubchen Pedro Henrique FontanaMädchen Líviah Sofia Roth; além da Seniorin Maria Marlene Kunst, estiveram presentes. Além de convidar para a festa, falaram sobre a importância da união de culturas, e do orgulho que se temem ser gaúcho, além de promover uma grande dança de integração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s