Projeto de práticas sustentáveis de Escola de Taquara é finalista em prêmio internacional

Um projeto elaborado pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) São João Batista, do Bairro Empresa, em Taquara, é um dos dez finalistas brasileiros do prêmio Meu Pátio é o Mundo, iniciativa em conjunto da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep) e Instituto Arcor Brasil, Fundação Arcor Argentina, Fundação Arcor Chile e Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Prêmio busca reconhecer práticas sustentáveis em unidades de ensino da primeira infância no Brasil e em outros cinco países sul-americanos. 

O trabalho finalista tem como tema “Além das paredes: a potência e as possibilidades do ambiente externo no cotidiano da Educação Infantil”, de autoria da professora e coordenadora pedagógica da escola, Jaqueline Dilenburg. O projeto relata o dia a dia das crianças da escola, valorizando as brincadeiras no pátio em contato com a natureza, dentro da temática da sustentabilidade. A professora conta que a participação do educandário teve o incentivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, que apresentou o edital do prêmio para as Emeis. 

“Através deste apoio, começamos a pensar nos espaços internos e, principalmente, nos externos, de forma que qualifica as relações das crianças com o uso de materiais reutilizados, resgatando a essência da criança, do ato de brincar. Nós temos em nosso pátio cortinas de tecidos, fogueira, uma cabana feita com podas sustentáveis de palmeiras, balanços de tecidos e de pneus de bicicletas, entre outros materiais que enriquecem este espaço de vivência”, explica. A professora complementa que a pracinha é um espaço potente para os bebês e crianças pequenas, que se tornam protagonistas e criadoras, imprimindo a concepção de uma infância respeitada.

Incentivo às práticas sustentáveis

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, ressalta que a pasta já atua com o conceito de integração entre os espaços interno e externo das escolas de Educação Infantil, como complemento entre os ambientes. “A Emei São João Batista topou esse desafio de participar do concurso porque já realiza há algum tempo um trabalho focado na sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais em substituição ao ferro, plástico e EVA. A importância deste projeto é de valorizar a infância, transformando o pátio em um ambiente encantador, despertando possibilidades nas nossas crianças. Taquara hoje se destaca por potencializar as relações que envolvem a infância na sua plenitude. E isso vai envolver espaços abertos, fechados, e outros elementos que compõem o brincar, proporcionando conhecimento e aprendizagem”, destaca.

Ao parabenizar a escola por ser finalista, a prefeita Sirlei Silveira destaca que o sucesso deste projeto é resultado da união de esforços para qualificar a educação de Taquara. “O trabalho da Emei São João Batista é muito lindo, fruto de uma equipe competente e empenhada em tratar a sustentabilidade com nossas crianças através das brincadeiras. Estamos na torcida para que a escola vença este prêmio, e motivados para seguir trabalhando em boas práticas de ensino”, reforça.

Etapa seguinte

Dos dez projetos brasileiros selecionados, dois são do Rio Grande do Sul, sendo o da Emei São João Batista o único da região do Vale do Paranhana. Jaqueline aponta que, neste momento, cada escola finalista precisa entregar um artigo até outubro, recebendo a tutoria da organização do prêmio. A escola vencedora do concurso internacional receberá um prêmio de US$ 1,5 mil (aproximadamente R$ 7,7 mil). “Estamos muito felizes e esperançosos. Nossa expectativa a partir de agora é bem grande. A educação de Taquara é reconhecida por respeitar a criança. Todas as ações pedagógicas das escolas são pensadas sempre nos pequenos. É um orgulho representar o nosso Município com este projeto”, frisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s