O papel da mulher na sociedade taquarense será o tema do Primavera dos Museus em Taquara

A Prefeitura de Taquara, através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, realizará na próxima quinta-feira (22), às 19h30, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, o debate “Independências e Museus: a reflexão no papel da mulher na sociedade taquarense ao longo dos séculos XX e XXI”. A ação integra o cronograma nacional da 16ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que em 2022, faz alusão aos 200 anos da Independência do Brasil, com o tema nacional “Independências e Museus: outros 200, outras histórias”. 

No debate, participarão 14 convidadas. Uma delas será a prefeita de Taquara, a professora Sirlei Silveira. “Este evento é muito importante para apresentar as vivências e lutas de incríveis mulheres taquarenses. Me sinto honrada em estar nesta roda de conversa como a primeira prefeita da história de nosso Município”, ressalta. Também estão com sua presença confirmada a secretária de Educação, Cultura e Esporte, professora Carla Silveira; a professora Luciana de Oliveira Corrêa; a professora e integrante do Museu Histórico de Parobé, Vania Inês Priamo; a presidente da Associação dos Amigos do Museu de História da Tecnologia Harald Alberto Bauer, Ana Lucia Holmer Bauer Schweitzer; a arquiteta Michele Biason; a comerciante Nariman Shunaqq; a designer de sobrancelhas Marta Souza; a funcionária pública Carmen Rodrigues da Silveira; a consultora e palestrante de imagem Érica Ostrowski; a defensora pública Egylene Chiarello; a rapper Lady Black; a professora aposentada Olíria Fernandes dos Reis; e a jornalista Inge Dienstmann. A mediação será da jornalista Magda Rabie.

Proposição do debate

O evento municipal, voltado às mulheres taquarenses, foi pensado com base no tema nacional da Primavera dos Museus, como aponta o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues. “Elaboramos o projeto para saber destas ‘outras histórias’, no conceito de independência. E logo lembramos que, em março, quando reinauguramos o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, não conseguimos abordar uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado naquele mês. Então, o tema proposto pelo Ibram nos proporcionou a possibilidade de realizar esta roda de conversa, para abordar o processo de independência das mulheres daqui de Taquara nos séculos XX e XXI”, explica. 

Maicon complementa que o evento da próxima semana é um incentivo para que sejam feitas mais ações no processo de valorização das mulheres do Município e de suas histórias, como meio de educação e de mudança de mentalidade. “Taquara em seus 136 anos busca valorizar a ideia do slogan ‘Nossa gente, nossa história e nossa memória’. E a história das mulheres taquarenses é um dos grandes alicerces na construção de uma nova identidade e um sentimento de pertencimento à nossa querida cidade”.

*Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s