Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, a 5ª edição da Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha movimentou o Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings. Foram expostos e apresentados 68 projetos produzidos pelo Ensino Fundamental, 11 projetos desenvolvidos na Educação Infantil e 1 projeto elaborado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Igrejinha. Em cada dia do evento foram premiados os três trabalhos vencedores de cada categoria.
No primeiro dia de mostra (23), foram apresentados os trabalhos da Categoria 1 (Educação Infantil) e Categoria 2 (alunos do 1° ao 3° ano). No segundo dia (24), foi a vez da Categoria 3 (4° ao 6° ano escolar) apresentar seus projetos. A Categoria 4 foi a última a expor seus trabalhos, com as turmas do 7º ao 9º ano escolar e EJA.
A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, ressalta a importância das crianças e alunos adquirirem esse saber científico experimentando, apresentando, pesquisando e criando suas próprias hipóteses. “A Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha é uma oportunidade de expandir os conhecimentos a partir da pesquisa e do desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento”, destaca.
Os três projetos vencedores com maior pontuação garantiram, ainda, um passaporte para apresentarem seu trabalho na Mostratec 2022, que acontecerá de 24 a 28 de outubro com o tema “Um Mundo de Criatividade e Pesquisa”. Foram eles: “Tum tum” bate sem parar, da EMEF Machado de Assis; O caminho das Águas, da EMEF Princesa Isabel; Lá vem ela… Será a matemática um bicho de 7 cabeças?, da EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer.
Para o prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, ações como esta incentivam a iniciação científica e a busca pelo conhecimento. “Ao longo dos três dias de Mostra pudemos ver o empenho e a dedicação de todos os estudantes na apresentação de seus projetos. Dos mais pequenos até os maiores, cada um demonstrava domínio sobre seu assunto abordado, além de grande desenvoltura para apresentar. É um orgulho para a educação de Igrejinha a realização de um evento científico tão importante”.
Vencedores por categoria
Categoria 1 (Educação Infantil):
- 1° lugar: “Tum tum” bate sem parar – EMEF Machado de Assis.
- 2° lugar: Afinal, de onde nasce o papel? – EMEF Vila Nova.
- 3° lugar: Que língua é essa? – EMEF Anita Garibaldi.
Categoria 2 (1º ao 3º ano):
- 1° lugar: O caminho das águas – EMEF Princesa Isabel.
- 2° lugar: Barba-de velho ou barba-de-pau? Qual é a real? – EMEF Vila Nova.
- 3° lugar: Conhecendo frutas diferentes: pitaya, kiwi e amora – EMEF Hilário Nestor Backes.
Categoria 3 (4º ao 6º ano):
- 1° lugar: Toda picada de mosquito coça? – EMEF Princesa Isabel
- 2° lugar: Plantas Medicinais: Para que servem? – EMEF Machado de Assis.
- 3° lugar: Amigos do Théo – EMEF Vila Nova.
Categoria 4 (7º ao 9º ano):
- 1° lugar: Lá vem ela… Será a matemática um bicho de 7 cabeças? – EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer.
- 2° lugar: Quem, ou o que, são as PANCS, afinal? – EMEF Dom Pedro II.
- 3° lugar: Aerogerador de Pequeno Porte Construído com Materiais Reutilizáveis – EMEF Anita Garibaldi.
*Foto: Divulgação / PMI