“Um Rio Chamado Paranhana”: livro ilustrado de Gê Mendes inspirado no Professor Lúcio é lançado na Feira do Livro

O amor pelo Rio Paranhana e o meio ambiente são retratados sob o olhar de um reconhecido defensor e cuidador do meio ambiente na região. Assim pode ser definido de forma breve o livro “Um Rio Chamado Paranhana”, lançado na 20ª Feira do Livro de Igrejinha no último sábado (25). A obra tem como protagonista o professor José Lúcio Stein Barth – ou simplesmente, Professor Lúcio –, homenageando sua trajetória na rede municipal e estadual de ensino e, em especial, seus 25 anos de atuação no Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK). Sua história ganhou vida através da sensibilidade e talento do autor, ilustrador e roteirista da obra, Gê Mendes, que no dia do lançamento participou de uma sessão de autógrafos no evento.

O projeto surgiu do desejo de oferecer à comunidade um material que contemplasse questões importantes da atualidade, entre elas, o cuidado com o meio ambiente e com o Rio Paranhana. Dessa forma, o roteiro do livro enfatiza a necessidade da consciência ambiental com pontos atuais do meio ambiente de Igrejinha. O livro mistura romance, aventura e ação e é resultado de três meses de pesquisa e trabalho. Durante a Feira do Livro, um bate-papo relembrou momentos da produção do livro, além de histórias do protagonista e do escritor, com uma troca com a comunidade.

Lucio e Gê não se conheciam pessoalmente, mas o autor conhecia o professor pela fama. “Fiquei até nervoso por saber que seria sobre ele o livro. Tive a grande honra de saber de perto a história dele, poder conviver um pouco mais próximo com ele… Esse homem é uma enciclopédia, tem uma história de gestão do Ceaak e de vida que eu fiquei encantado. É uma responsabilidade passar todas as informações. Foi muito desafiador”, conta Gê.

O professor aposentado relembra que ficou surpreso e até sem saber se merecia a homenagem, pois considera que há muita gente com histórias que merecem ser contadas. “Aceitei o convite com muita honra. Pra mim é uma forma de homenagear todos os professores e a comunidade que trabalham educação ambiental. Foi uma experiência incrível. Pude relembrar acontecimentos, fazer novamente trilhas que não fazia há mais de dois anos. O resultado me surpreendeu muito, pois ficou realmente incrível o trabalho do Gê”, declara emocionado Lúcio.

Conscientização e educação ambiental na rede de ensino

A ideia e a concepção do projeto foram realizadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e pela Secretaria de Educação de Igrejinha, com foco no tema “Rio Paranhana de Igrejinha”. Mais de três mil exemplares foram distribuídos gratuitamente para os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Igrejinha.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Jéferson Corá, manifesta alegria de fazer parte deste projeto. “O contato direto com os livros desperta nas crianças uma melhor percepção sobre o Meio Ambiente, especialmente neste livro que trata do cotidiano em que elas estão inseridas, com pontos específicos da nossa cidade”.

A secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, destaca que o livro foi pensado e planejado para proporcionar às crianças um conhecimento amplo e diversificado sobre nossa cidade. “Para que tenhamos uma cidade melhor, precisamos desde cedo conscientizar e valorizar as ações que contribuem para a preservação do meio ambiente. O livro foi desenvolvido especialmente para isso, educar e conscientizar com bons exemplos, com foco no nosso Rio Paranhana e na realidade local, levando o leitor para o mundo mágico de ‘Um Rio Chamado Paranhana’, tão próximo de nós”.

*Fotos: Lidiani Lehnen/Drops do Cotidiano

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s