Escritor e jornalista Felipe Kuhn Braun fala sobre a história da imigração alemã em palestra gratuita na próxima quarta-feira

O jornalista e escritor hamburguense Felipe Kuhn Braun ministra uma palestra gratuita sobre a história da imigração alemã no Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15), às 19h, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250). A atividade faz parte da programação da Semana da Língua Alemã, realizada em parceria com o Consulado Geral da AlemanhaA entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

Autor de 23 livros, o jovem de 34 anos se dedica, há mais de duas décadas, à pesquisa sobre a colonização teuto-riograndense, interesse que começou quando Felipe, ainda estudante, resolveu ir atrás da genealogia e das origens de sua própria família. O escritor acaba de lançar Lutero e a Reforma (2022), publicação da Editora Oikos, de São Leopoldo, que descreve cronologicamente os capítulos que resultaram no episódio de 1517, quando Lutero pregou as 95 Teses na porta do castelo de Wittenberg, com críticas à Igreja.

Mais sobre o palestrante
Felipe Kuhn Braun nasceu em Novo Hamburgo em 1987. É graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2010). É coordenador de Genealogia do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e colaborador do Instituto de Estudos Históricos da Universidade de Mainz, na Alemanha. Faz parte do Grupo de Estudos de História sobre Brasil e Portugal, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. 

É representante do Rio Grande do Sul, na Diretoria da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft e. V., entidade com sede em Karlsdorf-Neuthard (na Província de Baden-Württemberg), com o objetivo de encontros culturais, programas de intercâmbio, cursos de línguas e a pesquisa genealógica, em especial do século XIX, entre a região de Baden e o sul do Brasil. 

Foi assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde atuou como Diretor de Jornalismo durante a gestão administrativa 2014-2015. Atualmente é vereador na cidade de Novo Hamburgo. Foi presidente do Legislativo Hamburguense no ano de 2018. Em 2020, se reelegeu vereador, com a maior votação do Vale do Sinos: 4.041 votos. O jovem parlamentar faz parte da Pastoral da Educação da Diocese de Novo Hamburgo e é integrante do Clube de Rotary 25 de Julho.

*Foto: Jaime Freitas/Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s