Seminário Regional de Iniciação Científica reuniu mais de 300 educadores na Faccat

Com o objetivo de oportunizar um momento de incentivo à Educação Científica na educação básica, com práticas, reflexões e trocas de conhecimentos, a terceira edição do Seminário Regional de Iniciação Científica do Vale do Paranhana ocorreu no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara, no dia 20 de maio. O evento reuniu mais de 300 educadores da rede municipal de ensino de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e de Três Coroas

Após a abertura oficial do evento, os professores puderam conferir as palestras “Educação Integral e as proposições de Educação Científica no Município de Parobé”, com Professora Ms. Joana D’arc Wittmann; “Pelos caminhos da pesquisa: A ciência como espaço da produção do saber” , com a coordenadora das ações de Iniciação Científica da Faccat,  professora Drª Patrícia Fernanda Carmem Kebach; “A pesquisa na escola e a  Mostratec”, com Lílian Amorim Pinheiro; “Abordagem prática da pesquisa em sala de aula”, com a professora Drª Lorita Aparecida Veloso Galle, da Faccat. À tarde, ocorreram as oficinas temáticas.

A organização desta edição foi da Prefeitura de Parobé com apoio da Faccat e secretarias municipais de Educação das cidades do Vale do Paranhana.

Protagonismo no ensino

Na avaliação do professor José Breno da Cruz é preciso que o aluno assuma o protagonismo no ensino.  “Em todo o Brasil está havendo um movimento pela pesquisa. A formação continuada dos professores é fundamental para aprimorar a qualidade no ensino e na pesquisa científica”, destaca. A secretária municipal de Educação de Parobé, Joana D’Arc Wittmann, explica que o Seminário Regional de Iniciação Científica do Vale do Paranhana é itinerante e que a cada edição um dos municípios da região se torna o responsável pela organização. “É dever da gestão pública reconhecer percursos da Educação e identificar aquilo que os professores precisam. Parobé tem muitos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, com vários eixos, que estão fazendo a diferença na educação científica”, revela a secretária Joana, que também é a vice-presidente da Ampara.

Grandes potencialidade, grandes desafios

O vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Faccat, prof. Dr. Roberto Morais, ressalta que a Instituição trabalha há mais de 20 anos com pesquisa. “A Faccat já tem uma grande trajetória com a pesquisa científica desde os anos iniciais. Espero que todos possam aproveitar muito as palestras e oficinas”, almeja.

“A nossa região tem potencialidades muito grandes e tem grandes desafios. Os educadores são os agentes de transformação. Se não existissem os professores, nada aconteceria”, destaca o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, enfatizando ainda que a tecnologia é fundamental, mas que o professor é essencial e indispensável.

Os participantes

Entre as autoridades participantes, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes; o vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Faccat, prof. Dr. Roberto Morais; secretária municipal de Educação de Parobé, Joana D´Arc Wittmann; secretária municipal de Educação de Igrejinha e presidente da Ampara, Cristiane Martin; secretária municipal de Educação de Taquara, Carla Silveira; secretária municipal de Educação de Três Coroas, Marinês Fey; secretário municipal de Educação de Riozinho, Gilnei dos Santos; diretora de Educação de Rolante, Jéssica da Silva; coordenadora da Mostratec Júnior 2022, Lílian Pinheiro; professor e um dos idealizadores do evento, José Breno da Cruz, e a coordenadora do programa Residência Pedagógica (RP) da Faccat, professora Marlene Soder Ressler. Além disso, participaram também acadêmicos da Faccat, que são integrantes dos programas PIBID e RP, e coordenadores dos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia da Faccat.

*Fotos: Claucia Ferreira/Faccat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s