Exposição fotográfica sobre Tristão Monteiro pode ser conferida até 17 de junho em Taquara

A exposição fotográfica “Tristão Monteiro na Taquara do Mundo Novo” pode ser visitada no saguão da Prefeitura de Taquara, até o dia 17 de junho. O evento faz parte da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus e convida os museus de todo país a refletirem com a comunidade sobre “O Poder dos Museus”, tema sugerido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. A exposição pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, e, nas sextas, das 8h30 às 13h30.

A exposição traz fotos de objetos pessoais de Tristão Monteiro, que foi um comerciante e colonizador da região do Vale do Paranhana, fundador do Município de Taquara, contribuindo ainda para toda a região. “Quem visitar a exposição poderá conhecer alguns itens que foram usados e pertenciam a Tristão Monteiro e a sua família, pessoas muito importantes para a emancipação de Taquara. Estão à apreciação do público fotos de locais e documentos relevantes àquela época, tão quanto a esta, pois contam e retratam a nossa história, o nosso passado”, revela a prefeita Sirlei Silveira.

A realização é da Administração Municipal, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), sendo organizada pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott. Na foto de capa, a secretária de Educação, Carla Silveira, o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues e o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra conferem a exposição.

Museu Histórico Municipal Adelmo Trott

Maicon Rodrigues destaca que, dentre outros aspectos, a iniciativa objetiva também divulgar o museu de Taquara como fonte de cultura e apropriação de conhecimentos, mostrando o acervo nele contido, criando laços de integração e interação com o público. “Museus são espaços de reflexão e apropriação de memória, de bens culturais, que nos fazem olhar para a realidade e para nós mesmos”, revela Maicon.

O Museu Histórico Municipal Adelmo Trott fica na Rua Nelson Renck, 2933, Centro, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Professor Rodolfo Dietschi. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h, e nas sextas, das 7h30 às 13h30. Contatos podem ser feitos pelo telefone 51 3541 9200, ramal 434 e pelos e-mails museu@taquara.rs.gov.br / museumunicipaladelmotrott@gmail.com.

*Foto de capa: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s