Projeto do grupo Rock de Galpão realizará shows gratuitos e oficinas musicais

A música tradicionalista e o rock clássico gaúcho são uma combinação que dá certo. Prova disso é o grupo Rock de Galpão que, há mais de 15 anos, faz essa mistura e, a partir do mês de maio, vai levar apresentações gratuitas e oficinas musicais para diferentes regiões do Estado. Com uma proposta diferenciada, o projeto Rock de Galpão – Percorrendo o Rio Grande passará pelas cidades de Caxias do Sul, Camaquã, Porto Alegre e Gravataí, com espetáculos que contarão com dançarinos e um artista plástico, pintando telas ao vivo do palco. Os municípios também receberão oficinas de percepção de ritmos e instrumentos de percussão oriental. Ministradas pelo baterista e percussionista da banda, Guilherme Gul, as atividades acontecerão sempre antes das apresentações.

De acordo com o produtor e vocalista Tiago Ferraz, o projeto surgiu de uma parceria da produtora Válvula de Escape com a Confraria da Produção, empresa especializada em projetos culturais. “Já fizemos muitas turnês ao longo desses anos com o Rock de Galpão, mas como proponentes via Lei de Incentivo é a primeira tour. Esse formato de show também é inédito pois convida o público para uma mistura cultural em um único palco, aliado a oficinas e com toda a programação gratuita. Poder proporcionar tudo isso ao nosso público é algo muito gratificante”, afirma. A Rio Grande Seguros e Previdência é a grande parceira das ações do Rock de Galpão e patrocinadora deste projeto.

O repertório dos shows foi criado especialmente para a turnê, composta por canções clássicas gaúchas que ganharam uma releitura exclusiva. “Teremos diferentes manifestações culturais compartilhando o mesmo palco, contemplando as diversas maneiras de traduzir a arte aqui do Sul do Brasil”, reforça Tiago ao destacar que o artista plástico convidado do projeto é o pintor Mai Bavoso. Além disso, em cada cidade, um grupo de dança convidado participa das apresentações. Em Caxias do Sul será a invernada adulta do CTG Campo Dos Bugres da cidade. Em Camaquã, o Ballet Folclórico Entre Passos e Cia de Gravataí, e nos shows de Porto Alegre e Gravataí, a invernada adulta do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, é quem executa as coreografias.

Todas as apresentações e oficinas terão disponibilidade de tradução em libras e acontecem em Teatros do Sesc. Os ingressos podem ser retirados nas bilheterias das unidades de cada município. Ainda haverá a arrecadação de alimentos não perecíveis na entrada dos shows. A doação de 1kg por pessoa é opcional e será repassado ao programa Mesa Brasil do Sesc, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Programação Completa

21/05 – Teatro do Sesc Caxias do Sul
(R. Moreira César, 2462 – Pio X, Caxias do Sul/RS)
15h30 – Oficina
20h – Show

27/05 – Teatro do Sesc Camaquã
(R. Marcírio Dias Longarai, 01 – Centro, Camaquã/RS)
15h30 – Oficina
20h – Show

01/06 – Teatro do Sesc Porto Alegre
(Av. Alberto Bins, 665 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
15h30 – Oficina
20h – Show

03/06-  Teatro do Sesc Gravataí
(Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro, Gravataí/RS)
15h30 – Oficina
20h – Show

*Foto de capa: Eduardo Rocha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s