Plano Municipal de Cultura é aprovado durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Taquara

Taquara deu um importante passo para fortalecer o setor cultural no município nesta terça-feira (03). O Plano Municipal de Cultura de Taquara, que prevê metas e estratégias na área cultural para os próximos dez anos, foi o tema principal de debate da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Taquara. O evento, realizado no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com coordenação da Diretoria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural de Taquara.

“Foi uma noite importante. Realizamos a primeira Conferência de Cultura com a presença de pessoas envolvidas nas atividades culturais em nosso Município, dos mais variados segmentos. Aprovado, o Plano Municipal de Cultura facilitará a captação de recursos e elaboração de projetos voltados à cultura. Também foi o momento de traçarmos metas para os próximos anos”, observa a prefeita Sirlei Silveira.

Segundo a presidente do Conselho, Fabiane Luiz Oliveira a conferência foi um sucesso, com grande participação de representantes da classe artística e da comunidade. “O que percebemos é que as pessoas leram a minuta do plano, as metas, pensaram a respeito, pois trouxeram muitas contribuições”, ressalta. Durante o encontro, o texto original do plano foi sendo modificado e acrescido com as contribuições dos participantes “Todos os segmentos de uma forma ou outra estão representados em ações de literatura, música, diversidade, tradição, folclore, patrimônio, artes cênicas, artes visuais, enfim todos estão traduzidos dentro do Plano”, informou a presidente.

Próxima etapa

O próximo passo, conforme mencionou a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Taquara, será encaminhar o texto validado pela comunidade e pela classe artística para aprovação do Poder Legislativo para se tornar uma política pública que é o Plano Municipal de Cultura. “A construção do Plano é um dos passos que devemos seguir segundo está contido nos sistemas nacional, estadual e municipal de Cultura”, explica Fabiane. Ela reforça que após a vigência do plano, o Conselho passará à construção do Fundo Municipal de Cultura – mecanismo que possibilitará a captação de recursos para o investimento em ações culturais no Município.

Metas do Conselho 

Após a criação do Conselho de Políticas Culturais de Taquara, a estruturação dos eixos norteadores, do diagnóstico do cenário cultural local, pensando tanto no ambiente externo quanto no interno e a construção do plano, algumas das metas da atual presidência do conselho é instituir o Fundo Municipal de Cultura. “Além desses passos já conquistados, ainda dentro do mandato, temos como metas instituir o fundo, fazer captações para o fundo e promover, no mínimo, dois ou três editais com ações culturais para o Município. Esta é a minha meta, não somente como presidente, mas uma meta pessoal como taquarense que ama a cultura e quer ver esta área fomentada na cidade”, aponta Fabiane.

*Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s