Em uma sociedade com mudanças constantes e imprevisíveis, o incentivo à leitura é um desafio de todos. Este acaba sendo um papel da escola despertar esse hábito, que melhora o vocabulário, o raciocínio e a capacidade interpretativa, desenvolve a criatividade, a comunicação e o senso crítico. Abril é o mês do livro infantil e de Monteiro Lobato. Com o objetivo de relacionar o prazer do ato de ler e formar novos leitores, no dia 20 de abril, nas sombras das árvores do DTG Azaléia, a EMEF Noemy Fay dos Santos, de Parobé, realizou o “Piquenique da Leitura”.
O evento literário faz parte do projeto “Sítio do Picapau Amarelo”, do escritor Monteiro Lobato. Para conhecer os personagens do sítio e suas aventuras , foram desenvolvidas pelas professoras várias atividades nas turmas do currículo, como hora do Conto, vídeos, coreografia de música, construção dos personagens com materiais reciclados, apresentação de alunos caracterizados de Emília e Visconde.


A proposta da idealizadora do projeto, professora Marilene dos Reis e da equipe pedagógica foi apresentar e envolver os alunos no universo de Lobato com as histórias da Dona Benta, as delícias da Tia Nastácia, a irreverência da Emília, as invenções do Visconde, as aventuras de Pedrinho e Narizinho, as traquinagens do Saci e as poções da Cuca.Com sentimento de objetivo alcançado, a diretora da escola, Márcia Regina Piccin Pedroso, salienta a importância de estimular o imaginário, visto ser esse um aspecto importante para o desenvolvimento da criança.