Com estímulo aos jovens cientistas, livro “Todas as Cores do Saber” será lançado em maio

Um livro e 11 olhares sobre o saber científico. Olhares esses de jovens “cientistas” que se aventuraram no mundo da pesquisa em 2019 e que hoje colhem os frutos das sementes plantadas lá atrás. A obra “Todas as Cores do Saber”, que será lançada no dia 6 de maio, a partir das 20 horas, no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), foi elaborada a partir dos desenhos destaques do projeto de ilustração que definiu a mascote da Mostra de Iniciação Científica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, daquela edição: o concurso Pequeno Pesquisador. A personagem principal do livro, que tem 20 páginas, é a Íris, que na ocasião foi a ilustração vencedora.  A realização é da Faccat, por meio do Mestrado de Desenvolvimento Regional, e conta com apoio da UniCred Região dos Vales.

Devido à pandemia, uma pausa no desfecho final foi feita, mas 2022 chegou trazendo a novidade da publicação impressa do livro, que teve a organização do vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Tadeu Ramos Morais, e como autoras as docentes da Faccat Luciane Maria Raupp e Patrícia Fernanda Carmem Kebach. Elas criaram a história a partir das ilustrações feitas pelos estudantes.

A professora Patrícia Kebach conta que a obra tem como objetivo servir de material didático para as crianças aprenderem mais sobre como realizar uma pesquisa científica e o porquê de sua relevância. “Através da história pensada para o público infantil, os professores poderão introduzir o assunto e despertar a curiosidade das crianças em relação às atividades de Iniciação Científica”, revela. Para ela, o incentivo à pesquisa científica deve começar precocemente e o livro é uma forma de instigar nos estudantes o gosto pelas descobertas, além de promover um elo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.

Para a professora Beibi Daiana Lamb, de Igrejinha, que em 2019 lecionava as disciplinas de Artes e Ciências, o concurso Pequeno Pesquisador foi muito incentivador para que os estudantes participassem da iniciativa. “Como educadora da área das ciências e das humanas considero de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas em todos os espaços de educação, desde a Educação Infantil e o livro organizado pela Faccat, com uma história que incluiu os personagens criados no concurso Pequeno Pesquisador do ano de 2019, tem muito a contribuir com a iniciação científica, especialmente por ser de forma lúdica e fácil compreensão, despertando a curiosidade e o querer saber em nossos educandos”, destaca.

O tripé da Educação

O vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Roberto de Morais, lembra que o Ensino, Pesquisa e Extensão são considerados o tripé da Educação e com isso o Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FACCAT) procurou romper paradigmas, aproximando a iniciação científica da educação básica, desde Educação Infantil ao Ensino Médio. “Procuramos estimular os jovens a descobrir o desconhecido neste fascinante mundo da investigação científica. Foi assim que nasceu em 2019 o concurso Pequeno Pesquisador. Na época, o concurso visou junto às crianças e professores a partir do tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a criação de personagens que personificam a formação de jovens capazes de entender o mundo contemporâneo da sustentabilidade.  Estamos felizes em entregar para a sociedade e as escolas em particular, o livro: Todas as cores do saber”, comemora Morais, que também é o coordenador do Mestrado da Faccat.

Crianças autoras das ilustrações que estão no livro:

  • Bernardo Paiva Madeira
  • Bruno Lopes Braga
  • Cecilia Domiciano Moser
  • Eduarda Gabriele Valandro de Souza
  • Ítalla Cibely Prass
  • Julia Waschburger
  • Kettlyn de Oliveira da Silveira
  • Lauren Bombona Helfeinstein
  • Lucas Sanuel Huhnfleisch Bitelo
  • Maria Clara Bandeira Verschoore Burlamaque
  • Nathalia Rezene Neves

*Fotos: Claucia Ferreira/Faccat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s