Com recursos do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lançou o edital FAC Filma RS, que destina R$ 12 milhões de reais para o setor audiovisual. As inscrições iniciaram no dia 1º de fevereiro, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), e ficam abertas por 45 dias.
Poderão apresentar projetos pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que receberão financiamento direto não reembolsável do Pró-cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC – para a realização de projeto contemplado. Serão concedidos 24 (vinte e quatro) meses de execução para os projetos contemplados.
O lançamento foi feito por meio de live transmitida pela fanpage Facebook/rs.sedac com particupação da secretária da Cultura, Beatriz Araujo; o diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle; o diretor do Iecine, Zeca Brito; o representante do Conselho Estadual de Cultura (CEC), conselheiro Paulo Leonidas; o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/Famurs), Evandro Soares; o coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva, Leandro Anton; e o coordenador do Colegiado Setorial do Cinema, Pedro Guindani.
O investimento integra as ações do programa Avançar na Cultura. O edital FAC Filma RS tem o apoio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).
Ficam asseguradas 50% das vagas para proponentes do interior do Estado, com registro no CEPC – Cadastro Estadual de Proponente Cultural. Além disso, nos critérios de seleção, o edital prevê 20 pontos do total de 100 para ações afirmativas que proponham protagonismo no desenvolvimento do projeto (roteiro, produção e direção) de pessoas PCDs, transexuais/travestis, negros, ciganos, quilombolas, indígenas e mulheres.
Avançar na Cultura
O FAC Filma RS integra um conjunto de sete editais para impulsionar todos os setores da indústria criativa e que totalizam um investimento de R$ 30 milhões do programa do governo do Estado Avançar na Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura.
Os editais FAC Patrimônio, FAC Expressões Culturais e FAC Visual já encerraram a fase de inscrições, com 946 projetos inscritos que concorrem aos recursos.
Dois editais estão com inscrições abertas. O FAC das Artes de Espetáculo (inscrições até 1º de fevereiro) e o FAC Publicações (inscrições 24 de fevereiro).
E, no final do mês de fevereiro, será lançando o último edital do Avançar na Cultura, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, o FAC Territórios Criativos.
O acesso aos editais, o registro junto ao CEPC e a realização das inscrições podem ser feitas no site do Pró-cultura RS.