Professora da rede pública lança livro infantil com histórias de aventura que ensinam matemática

Um dos principais desafios dos professores é encontrar formas divertidas e envolventes de ensinar os alunos. Nem sempre encontram os materiais que gostariam e aí a criatividade entra em cena. A professora de matemática Simone Mumbach, 45 anos, foi ainda mais longe e lançou um livro – o primeiro de uma série de obras que devem ser lançadas. Intitulado “Aventurantes – As descobertas de Gabinho e Trovão”, o livro tem como personagens uma dupla que a autora considera como aventureiros + pensantes (de onde vem o nome do livro), que se aventura muito, mas pensa sobre essas aventuras e acaba descobrindo algumas noções matemáticas. O livro ainda carrega espaço para homenagens: Gabinho é seu filho Gabriel (hoje com 16 anos) e Trovão é o cachorro que acompanha a família há 8 anos.

Professora da rede pública há mais de 25 anos, atualmente Simone trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Paula. Ela considera que gosta de uma boa discussão e que talvez essa seja uma das suas características mais fortes.  É estudiosa e gosta sempre de estar se atualizando. “Leio muito, amo ficar com minha família (nosso trio amoroso) e adoro fazer uma reuniãozinha com amigos. Sou escorpiana, personalidade forte, cheia dos porquês (sempre quero saber de tudo), curiosa e proativa”, conta.

Aventurantes

O livro é composto por 5 histórias: 1. O mistério do pacote 2. O mapa do tesouro 3. Uma viagem no tempo 4. A dieta do Trovão 5. Trovão, um cachorro econômico? “Cada uma delas envolve noções matemáticas diferentes. A ideia do projeto é publicar vários livros, então os AVENTURANTES vão continuar”, antecipa a autora.

A obra se destina a todos os leitores, mas especificamente para crianças da Pré-Escola ao 5° ano do Ensino Fundamental e professores que ensinam matemática.

O livro deve ser lançado oficialmente em breve. Em novembro de 2021 a autora abriu a pré-venda do livro e, em 23 de dezembro, ele foi entregue pela gráfica, com exemplares já entregues. A obra, lançada pela Z Multi Editora, é supercolorida e tem ilustrações de Luciano Duarte. A obra está sendo comercializada pelo valor de R$ 35,00 e pode ser adquirida diretamente com a autora pelo WhatsApp 51 98212.5601 ou no site da Editora.

Confira entrevista exclusiva com a autora Simone Mumbach:

Drops do Cotidiano: Como surgiu a ideia de escrever este livro?
Simone Mumbach: A ideia surgiu em uma das muitas tardes de chimarrão junto com minha comadre Mariane Soares. Assim como eu, Mariane é professora e conversamos muito sobre a educação, sala de aula, aprendizagem e ensino, principalmente das ciências exatas, que é nossa área. Falamos sobre a necessidade de materiais que contribuam para desmistificar a ideia de que as ciências exatas são difíceis, que nem todos aprendem, a necessidade de materiais que possam ser explorados pelos professores de forma a contribuir para a aprendizagem e gosto por essa área. Nessas conversas, surgiu a ideia do projeto “Ciências para crianças” que consiste em livros infantis com histórias que envolvem noções e conceitos de física e matemática. Eu escrevo os livros de matemática e Mari os de física.

D: Como foi o processo de produção do livro?
S:
Esse processo foi bastante prazeroso e angustiante ao mesmo tempo. Prazeroso, pois escrever as histórias é algo que motiva e, quando começamos, as ideias vão surgindo e nos empolgamos. Angustiante no sentido de que a espera pelo “nascer” do livro e, agora, pelo feedback  dos leitores é um frenesi que mistura realização e preocupação (é difícil expressar em palavras esse sentimento…).

D: Qual é o teu objetivo com o livro?
S:
Em primeiro lugar, meu objetivo é que as crianças se divirtam com as aventuras do Gabinho e Trovão. Em meio a esse divertimento, espero que possam conhecer algumas noções matemáticas envolvidas em situações do nosso cotidiano. Além disso, espero que os professores utilizem os AVENTURANTES em sala de aula no intuito de desenvolver processos de aprendizagem matemática mais “leves” e divertidos. As histórias podem ser exploradas e os conceitos aprofundados.

D: O que representa pra ti ser uma escritora?
S:
Representa a ideia física de educação de qualidade para todos! Sou uma entusiasta da educação e acredito que o professor faz muita diferença na sala de aula e na vida de seus estudantes. Ser escritora, para mim, significa mais uma oportunidade para contribuir na qualificação dos processos educativos.

D: Como é a tua relação com a literatura? O que mais gostas de ler?
S: 
Sempre gostei muito de ler. Tenho uma pequena biblioteca em casa, gosto de diferentes gêneros, mas minhas preferências são livros de ficção, aventura/suspense e aqueles relacionados a fatos reais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s