Livro “Manual do Degustador” ensina a aproveitar o melhor do sabor da cerveja artesanal

Quem curte saborear cervejas artesanais ganhou um grande aliado para aproveitar ainda melhor essa experiência. O livro “Manual do Degustador: Smart Beer” se apresenta como muito mais do que um guia ou treinamento de degustações. Ele propõe uma visão mais aprofundada e minimalista sob o ponto de vista da avaliação sensorial que atenderá tanto os profissionais de cerveja quanto aqueles que gostam de se aventurar pelos sabores e estilos das bebidas artesanais. As autoras da obra Daniele Vasconcellos de Oliveira e Silvana Quaresmin são especialistas em cervejas, atuam na área e tem juntas a formação de Bier Sommelière pela Doemens Academy, na Alemanha.

Elas somam seus conhecimentos e experiências e apresentam um manual que é indicado para todo bebedor e apreciador de cervejas artesanais. Entre as ações de lançamento da obra, as escritoras, que residem em Santa Catarina, passaram pelo Vale do Paranhana, em sessão de autógrafos e apresentação do livro na Cervejaria Stier Bier, em Igrejinha, que foi uma das patrocinadoras da publicação.

Sobre a obra e as autoras

O livro é um verdadeiro presente aos apaixonados por cerveja artesanal, destacando quais são os seus diferenciais e suas propriedades fisiológicas e os benefícios que ela pode trazer através da degustação com moderação. Através das páginas se encontra informações que vão da temperatura adequada para cada estilo, a influência do copo e a técnica de degustação que contribui diretamente no sabor que o degustador sente.

Daniele é Bacharel em Química e Silvana Engenheira Química e as duas tem ampla bagagem de atuação na área cervejeira. Mas foi a partir do curso realizado na Alemanha, em 2018, que o desejo de escrever o livro, aprofundando ainda mais os conhecimentos, surgiu. “Uma das lições que tivemos lá dos nossos grandes mestres foi de que para que o nosso conhecimento não fosse esquecido no tempo a gente deveria praticar. Colocamos em ação através de rodas de degustação, momentos de trocas experiências e estilos entre nós e começamos a escrever, colocando o nosso conhecimento a disposição para que outras pessoas tenham acesso. Foram dois anos pesquisando, analisando, escrevendo…”, conta Daniele.

Silvana considera que ter este livro publicado é motivo de muita alegria e que ele chega para contribuir com o apreciador e com os produtores de cervejas. “Nossa vontade é passar o conhecimento para quem tem vontade de melhorar o seu paladar com as cervejas artesanais. Reunimos de maneira simples muita informação técnica e relevante. Qualquer pessoa vai poder se aprofundar no assunto independente se ela conhece muito ou pouco sobre cerveja. São dois anos de trabalho e ver esse projeto se tornar realidade é muito especial”, celebra Silvana.

Logo que souberam sobre o livro e surgiu a possibilidade de apoiar o projeto, a Cervejaria Stier Bier abraçou a causa. “São raras as publicações brasileiras que falam sobre isso. Para nós, é muito importante que as pessoas possam entender o que é de verdade a cerveja artesanal. Esse é o nosso trabalho todos os dias e quanto mais as pessoas conhecerem sobre, melhor vão poder apreciar e viver esse mundo. É nossa missão ajudar a fortalecer a cultura da cerveja artesanal”, destaca o coordenador de marketing da Stier, Juliano Ugowski.

O livro pode ser adquirido nas cervejarias apoiadoras ou diretamente com as autoras pelo Instagram @manualdegustador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s