Sábado do Dia da Consciência Negra será marcado por atrações culturais na Rua Coberta de Taquara

O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, próximo sábado, será marcado por atrações culturais e de reflexão na Rua Coberta de Taquara. A programação do 3º Encontro da Consciência Negra inicia às 10 horas com hora do conto, corte de cabelo black e apresentações artísticas. A partir das 15h acontecem shows musicais de samba e pagode. Participam os grupos Boteco do Zé, Só Uma Dica e Paulinho Show. Também se apresentam a bateria da Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado e o cantor Zé do Bêlo, que trará músicas de forró em seu repertório. “Será a terceira vez em que teremos um evento sobre o Dia da Consciência Negra aqui em Taquara, e estamos voltando a realizar neste ano. Vamos dar um show de conscientização e mostrar também as belezas da cultura negra da região”, destaca o carnavalesco Zé Lopes, um dos organizadores das atividades.

A iniciativa tem a organização da Associação Cultural dos Afrodescendentes de Taquara (Arcat), junto com a Escola de Samba Mocidade Independente Jardim do Prado e o Instituto Pró-Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura.

Valorização cultural

A cultura afro também estará presente no evento com atrativos como exposição de roupas, corte de cabelo e vendas de brincos, camisetas e demais artigos. “O Dia da Consciência Negra é uma data para reforçarmos a importância da igualdade racial em nosso país. O público que comparecer acompanhará grandes shows, em uma incrível celebração de valorização da comunidade afro-brasileira aqui de Taquara”, comenta a prefeita Sirlei Silveira.

Ao convidar a população para prestigiar as apresentações, Zé Lopes lembra que o movimento negro ganhou força nos últimos anos e destaca a sua importância para a sociedade. “Quando eu era criança não era comum falar no Dia da Consciência Negra ou até mesmo da valorização da nossa cultura. Mas felizmente os tempos estão mudando, e com a melhora da pandemia, voltaremos a fazer o nosso evento com muito empenho e muita dedicação”, completa.

Feira de Artesanato e Novembro Azul

Além dos shows do Dia da Consciência Negra, quem visitar a Rua Coberta desde cedo poderá conferir outras atrações. A partir das 9h, o local recebe a Feira de Artesanato, com as novidades em artigos feitos por grupos de artesãs, além de produtos da agricultura familiar do Município. A feira é coordenada pela Diretoria de Cultura, com o apoio das associações Mãos que Criam e Casa do Artesão.

No mesmo local, será feito o Dia D de Combate ao Câncer de Próstata, uma das ações do Novembro Azul em Taquara. Haverá mobilização junto à comunidade masculina para que se conscientizem e mantenham em dia seus exames preventivos. O evento é organizado pela Prefeitura de Taquara, com o apoio de Oncoprev, Laços de Amor, Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus de Taquara, Lions Clube Taquara, Hospital Bom Jesus, Câmara de Vereadores e Sindilojas.

*Foto de capa: Vanessa Sanches

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s