Encontro evidencia a cultura hip hop com batalhas de rima e poesia no domingo, em Igrejinha

A arte de rua estará em destaque em Igrejinha no próximo domingo, 14. O encontro ÉU_RAP, organizado pelo coletivo de mesmo nome, acontece na Praça Dona Luísa, a partir das 14h, e vai promover batalhas de rima e de poesia, além de roda de freestyle e troca de livros. O evento é gratuito, aberto ao público de todas as idades e será realizado ao ar livre. Os organizadores destacam a importância de seguir os protocolos contra o Covid-19 com uso de máscara, não aglomerações e pedem ao público para levar sua água e álcool gel.

Esta é a segunda edição da Batalha de Rima em Igrejinha. O primeiro foi realizado na Pista de Skate e reuniu cerca de 50 pessoas. O ganhador da batalha foi o MC’Paranauê que tem apenas 18 anos e já voa na lírica do ritmo e poesia, que venceu entre 12 MC’s participantes.

A ÉU_RAP é um coletivo de fomentadores culturais do movimento hip hop em Igrejinha. Esta é a primeira vez que o coletivo ocupará um espaço no Centro da cidade com Hip Hop, batalha de rima e slam poesia. “Fazer parte da organização de um evento que possibilita o intercâmbio entre os grupos de hip hop e poder proporcionar aos adeptos dessa cultura a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos é uma alegria tremenda. Além disso, a participação de famílias, crianças e adolescentes em um evento artístico é um momento de conexão para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte popular. Ainda mais numa semana tão importante que dialoga com questões raciais e sociais para mobilização e conscientização da arte preta, queremos reivindicar o direito de ser cidadão, participar da difusão cultural para lutar contra a violência e a discriminação com nossas artes”, explica a ativista cultural da palavra Jéssica Rodrigues, membro do coletivo e uma das organizadoras do encontro.

Como funcionam as batalhas

Nas batalhas de rima, dois MC’s (mestres de cerimônia) entram em um duelo de versos em cima da batida do rap. Este é o tipo de duelo mais conhecido da cultura hip hop.

Na Poetry Slam, cada poeta participante seleciona três poesias e pode recitar ou ler em no máximo 3 minutos, conforme vai atingindo notas altas vai se classificando para a final da competição. Este movimento de batalha de poesia é conhecido no Brasil desde 2008.

A batalha de rima contará com oito MC’s residentes e há espaço para mais dois MC´s. Para participar do slam poesia, basta se inscrever na hora. Os jurados são pessoas escolhidas na hora do evento, que dão notas entre 0 e 10. Os organizadores pontuam que o slam poesia tem o intuito de resgatar a oralidade através da poesia falada, temática livre, ou seja, toda expressão poética é bem-vinda.

Mais informações sobre o evento e o coletivo podem ser obtidas através do Instagram @eurap_rs.

*Foto e arte de Sali Produtor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s