Livro “Era Uma Vez em Taquara”, escrito por Léia Cassol, é lançado na Feira Literária

A história de Taquara ganhou uma versão especial nesta sexta-feira, 5, com o lançamento da obra “Era Uma Vez em Taquara”, da autora Léia Cassol. O livro é o décimo de uma série de publicações nas quais a escritora relata a história de uma cidade através do olhar infantojuvenil. Léia destaca que foi encantador escrever sobre Taquara, sendo que ela já morou no Município, na localidade que hoje pertence a Parobé. “Eu gosto muito de conhecer a história das cidades, porque a cultura de um povo é sempre marcada por seus ancestrais. Quando descobrimos de onde vem, por onde começou e por que isso está aqui, entendemos muita coisa. Fazer o livro daqui foi uma experiência muito bacana”, comenta a escritora.

A preservação cultural e histórica foi lembrada pela prefeita Sirlei Silveira ao comentar sobre a importância da publicação para a comunidade. “Neste ano Taquara completou 135 anos. E é uma enorme satisfação ver a nossa história contada através deste livro infantojuvenil. Agradecemos à Léia Cassol por sua iniciativa e empenho ao escrever sobre a cidade que tanto amamos”, salienta.

A publicação foi apresentada no segundo dia da Feira Literária de Taquara, que é realizada na Rua Coberta até este sábado (6). A realização do evento é da Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), e do Serviço Social do Comércio (Sesc), contando com o apoio das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Sobre a autora

Léia Cassol entrou na literatura ainda pequena, quando ouvia as histórias que seu pai lhe contava. Com 16 anos, se mudou para Porto Alegre, onde começou a trabalhar em editoras, participando de feiras de livros e horas do conto em escolas, até começar a escrever seus próprios livros. Hoje, além de autora, ela também faz a contação de histórias. Contando com o seu mais novo lançamento, Léia já escreveu 81 livros, os quais trata como filhos. “Eu gosto de trabalhar com contos fantásticos. E como o nosso público são crianças do quarto, quinto ou sexto ano do Ensino Fundamental, conseguimos transformar os personagens conforme aquilo que nós gostaríamos de ser”, frisa a escritora. 

Participação na Feira

Em todas as suas apresentações, Léia  divulga o livro “Era Uma Vez em Taquara”, e conta a sua história para o público, junto com o também contador de histórias Johnny Pedra. “É importante que as crianças saibam que aqui é um lugar de memórias, e que o que está aqui tem um motivo, para gerar pertencimento. Só preservamos aquilo que amamos. Se não conhecemos, não aprendemos a amar nada. O objetivo é fazer que a criança conheça a cidade para amar, e amar para preservar, para que as próximas gerações também possam conhecer, amar e preservar, e assim sucessivamente”, completa.

Exemplares estarão nas bibliotecas das escolas


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara adquiriu 3 mil exemplares da publicação, que serão entregues nas bibliotecas das escolas da cidade. “Todas as escolas serão contempladas, não somente as municipais, como também as estaduais e particulares. ‘Era Uma Vez em Taquara’ é um livro muito importante sobre a nossa cidade e é um imenso prazer poder levá-lo a todos os educandários do Município”, ressalta a secretária Carla Silveira

*Fotos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s