Iecine e RS Criativo abrem inscrições gratuitas para o curso de Linguagem Audiovisual e Decupagem

Buscando promover e estimular a produção do cinema gaúcho, estão abertas as inscrições para o curso Linguagem Audiovisual e Decupagem, coordenado pelo cineasta Emiliano Cunha. O projeto é uma realização do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e do RS Criativo, instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com apoio da Cinemateca Paulo Amorim e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade é gratuita e começa dia 29 de setembro, com 12 aulas em formato on-line, às quartas-feiras, das 14h às 16h30. As inscrições podem ser feitas até 28/09, neste link.

Por intermédio de aulas expositivas e de vivências práticas remotas, serão apresentados os caminhos que levaram à construção de uma relação de olhar com os dispositivos audiovisuais.

A partir de uma perspectiva histórica, o curso analisa, técnica e esteticamente, as diversas formas expressivas e de linguagem dentro do espectro do audiovisual. Também serão apresentados os fundamentos da linguagem audiovisual, como o uso da câmera para a construção da cena (enquadramento, ângulos, movimentos), a concepção da decupagem do roteiro, a construção da “mise em scène”, além da relação da direção de cena com a equipe e elenco.

O objetivo é munir os alunos com ferramentas para construírem suas próprias formas de interação com o mundo através do som e imagem em movimento em diferentes dispositivos e janelas. “No mundo em que vivemos, cercados de imagens e símbolos, é necessário instrumentalizar para a interpretação e leitura dessas imagens. Com esse laboratório, buscamos popularizar a alfabetização audiovisual, dando um passo à frente em relação à difusão do conhecimento e provocando o pensamento crítico sobre a linguagem e utilização das imagens”, avalia o diretor do Instituto Estadual de Cinema, Zeca Brito, complementando que desde 2019 o Iecine tem atuado no sentido de formação de espectadores, público e novos realizadores.

Emiliano Cunha

Emiliano Cunha é diretor, roteirista e produtor, sócio da produtora Ausgang, formado em cinema pela PUCRS e mestre em Comunicação pela mesma universidade, com pesquisa sobre o Cinema de Fluxo brasileiro. Também é professor universitário na faculdade de Produção Audiovisual da Uniritter e da Escola de Fotografia Expandida (Fluxo), onde leciona no curso de Direção Cinematográfica –  Construindo Atmosferas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s