Feevale lança conceito de ensino baseado em metodologias educacionais finlandesas

Uma parceria inédita, em âmbito nacional e internacional, foi concretizada na última sexta-feira, 20, com o lançamento do Mentored Teacher Education – Brazil/Finland. Trata-se de um programa de formação de professores baseado em um acordo de cooperação internacional entre a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia. O objetivo é qualificar professores, de forma inovadora e colaborativa, por meio de metodologias finlandesas. 

A abertura do programa aconteceu de forma virtual e contou com a participação do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, e da presidente da Tampere University, Mari Walls. Além disso, estiveram presentes representantes das duas instituições, de reitores das universidades comunitárias gaúchas e de autoridades, como o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Johannes Leinonen, e do embaixador do Brasil na Finlândia, João Luiz de Barros Pereira Pinto.

Mentored Teacher Education – Brazil/Finland dá continuidade a uma relação de 15 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas. “Ao dar início a esse programa, começamos um processo de acelerar o nosso relacionamento e aprofundar o conhecimento de todas as tecnologias e metodologias finlandesas”, ressaltou Prodanov.

Após a abertura, os participantes selaram o momento com um brinde – Divulgação

Mari Walls afirmou que é uma honra para a instituição aprofundar parcerias com a Feevale. “Buscamos uma sociedade sustentável, o que só é possível por meio de parcerias como essa. Estou honrada de estar aqui participando e gostaria de parabenizar a todos os envolvidos por trazerem o programa para a realidade. Desejo sucesso para o Mentored Teacher Education – Brazil/Finland”, disse a presidente.

A diretora da Faculdade de Educação e Cultura da Tampere, Päivi Pahta, explicou que uma parte importante do modelo de educação da Finlândia é o ensino através de mentorias. “Nosso objetivo é dar aos docentes a oportunidade de crescer profissionalmente dentro do ambiente de trabalho, através da mentoria de um outro profissional da mesma área altamente qualificado”, salientou.   

Sobre a formação    

A primeira turma do Mentored Teacher Education – Brazil/Finland  é composta por 79 professores da Universidade Feevale e da Escola de Aplicação Feevale, que serão os replicadores da metodologia no Estado e no Brasil. O curso terá duração de dois anos, sendo composto por cinco módulos: Fundamentos da formação de professores com “mentoring”; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; Pilotando a mentoria; e Seminários. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s