“Carro Rei” é escolhido o melhor filme do 49º Festival de Cinema de Gramado e conquista 4 Kikito

O ousado filme “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, foi o grande vencedor do 49º Festival de Cinema de Gramado, conquistando quatro prêmios na noite deste sábado: melhor filme, melhor trilha musical, melhor direção de arte e melhor desenho de som. O filme traz diversas referências que passam pela ficção científica, questões sobre a identidade brasileira e o momento recente do Brasil. “’Carro Rei’ é sobre o quanto estamos nos transformando nesse homem tecnológico e quanto podemos nos desumanizar neste processo”, contou a diretora durante o debate do filme ao longo da semana.

“Eu queria agradecer por ter essa voz agora, estamos passando por um momento tão difícil de destruição total do nosso setor que emprega tanta gente, um setor que emprega tanta gente, que dá chance para tantos talentos brasileiros entenderem o que é se comunicar, o que é criar uma expressão artística, o que é ser brasileiro. Estão querendo destruir a gente e a gente não pode”, agradeceu Renata emocionada que ainda fez um apelo à Cinemateca e um agradecimento a todos que trabalharam no filme e nas produções brasileiras.

A comédia de western Jesus Kid” garantiu a Aly Muritiba melhor direção e melhor roteiro em longa-metragem brasileiro, uma adaptação do livro de Lourenço Mutarelli. O filme deu ainda a Leandro Daniel Colombo o Kikito de melhor ator coadjuvante. A melhor atriz coadjuvante foi Bianca Byington por “Homem Onça”.

O ator Nando Cunha consagrou-se melhor ator pelo papel de Mauro em “O Novelo”. O prêmio tem um gostinho todo especial para ele, já que o papel foi conquistado justamente pela visibilidade e reconhecimento em 2017 quando ele foi o melhor ator de curta-metragem brasileiro em Gramado por “Telentrega”, despertando a atenção da diretora Claudia Pinheiro.  

“Estou feliz demais, feliz demais. Quero agradecer a todos os atores que trabalharam comigo, meu Deus, meu Deus. Hoje a gente fala muito de posicionamento, das pessoas ficarem em cima do muro, é sobre a importância de se posicionar e foi por eu me posicionar que esse filme nasceu. Eu era um moleque que morava na Penha e costumava ver o festival de Gramado como o ‘Oscar brasileiro’. E esse moleque ganhou hoje um ‘Oscar’ de melhor ator com longa brasileiro tendo como concorrente Paulo Miklos e Matheus Nachtergaele que eu sou muito fã, só agradecer demais”, falou emocionado entre lágrimas.

Glória Pires, que já tem um troféu Oscarito, homenagem entregue em 2013 no 41º  Festival de Cinema de Gramado, conquistou agora seu primeiro Kikito pela atuação no drama policial “A Suspeita”, de Pedro Peregrino. Ela não pôde participar virtualmente da cerimônia pois estava no casamento da filha Cleo Pires. A produtora Daniela Busoli representou a atriz e leu um depoimento de Glória em agradecimento ao prêmio.

Filme uruguaio “La Teoría de Los Vidrios Rotos” vence entre os estrangeiros

A coprodução entre Brasil e Uruguai “La Teoría de Los Vidrios Rotos” venceu o melhor filme de longa-metragem estrangeiro desta edição. Na comédia, o protagonista Claudio Tapia (Martín Slipak) é perito de uma seguradora e foi enviado até uma cidade do interior uruguaio para desvendar uma misteriosa série de incêndios em carros. Além do Kikito de melhor filme, a produção recebeu também o voto do júri popular.

Planta Permanente”, de Ezequiel Radusky, recebeu os outros dois Kikitos da mostra: júri da crítica e também um prêmio especial do júri oficial “pela abordagem de temas tão presentes em nossa sociedade, que refletem as consequências de um sistema corrompido e afetam diretamente os valores humanos; e pelas interpretações das protagonistas femininas que representam a força das mulheres latinas em nosso cinema”. 

Documentário “Cavalo de Santo” leva o Kikito de melhor filme entre os longas gaúchos

O documentário “Cavalo de Santo”, que traz um retrato do universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul, foi eleito o melhor filme entre os longas-metragens gaúchos. O filme é baseado no livro da diretora Mirian Fichtner que passou dez anos pesquisando em terreiros sobre o tema no estado. “Cavalo de Santo” é o primeiro filme do casal Mirian Fichtner e Carlos Caramez, que também levou os prêmios de melhor filme pelo júri popular, melhor roteiro e melhor trilha musical.  

Entre muitos beijos de comemoração, o casal agradeceu emocionado. “Pra mim tá sendo uma emoção muito grande, é nosso primeiro trabalho. Quero dedicar ao povo de Santo, de religião, sem eles a gente não estaria aqui”, comemorou Mirian. “Quero dedicar esse prêmio pra Mirian, ela fez todos os méritos desse trabalho. Sem ela não teria esse filme. O batuque é uma coisa que só existe no Rio Grande do Sul e vocês terem valorizado isso.. a gente quer agradecer e está emocionado mesmo”, agradeceu Carlos Caramez. 

Gilson Vargas foi eleito o melhor diretor por “A Colmeia”. Além dos Kikitos, todos os vencedores receberam valores em dinheiro oferecidos pela Secretaria da Cultura do Estado (SEDAC), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), somando R$ 55 mil. 

Produção paraibana “A Fome de Lázaro” é o melhor filme de curta-metragem brasileiro

Contando sobre a oferenda de banquetes a cães em promessa à São Lázaro em uma pequena comunidade do interior da Paraíba, o curta “A Fome de Lázaro”, de Diego Benevides, conquistou o prêmio de melhor filme entre os curtas-metragens brasileiros desta edição. “Não sei nem o que dizer… tô  muito feliz queria agradecer a minha equipe que acreditou no projeto, ao Sítio dos Monteiros e todos os personagens que trouxeram vida ao filme. Muito importante a gente estar trazendo esse prêmio para o nosso estado, que a gente está a cada dia reinventando o cinema”, agradeceu Benevides.

A produção paulista “Entre Nós e o Mundo”, de Fabio Rodrigo, saiu da premiação com quatro Kikitos: melhor direção, melhor montagem, prêmio especial do júri e melhor filme eleito pelo júri da crítica. 

A cerimônia está na íntegra no link Youtube do Festival de Cinema de Gramado.

*Fotos: Edison Vara/Agência Pressphoto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s