Em ação pelo Dia do Patrimônio, gestores culturais visitam os patrimônios históricos do Paranhana

Para marcar o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural, celebrado em 17 de agosto, o Conselho de Dirigentes de Cultura da região (Codic/AMPARA) realizou uma sequência de visitas aos municípios. O objetivo foi que os gestores dos seis municípios pudessem conhecer a realidade e a estrutura institucional do tema em cada cidade. O coordenador Regional do Conselho de Cultura, Juliano Müller, destaca que a ação busca chamar a atenção da comunidade local e das próprias autoridades para a importância do patrimônio e da memória, os conceitos e o arcabouço legal em cada município. “O Vale do Paranhana é uma região de extensão territorial compacta (com cidades pequenas e próximas) quando comparada a outras regiões do estado. Embora com grande diversidade de manifestações culturais, a história dos municípios é bastante semelhante, assim como suas ocupações também. Muitos moradores, até hoje, ainda possuem familiares em cidades vizinhas. Os limites municipais são uma forma abstrata de nos organizar porém a história é de todo o povo, não somente de um município. Qualquer prédio ou local, habitado por indígenas, negros ou colonos imigrantes, ele não é somente de uma cidade! Ele é das pessoas de toda a região”, destaca.

Os roteiros por municípios foram assim realizados:

Em Rolante, a anfitriã foi a Coordenadora de Cultura Joyce Reis, que apresentou um jogo de tabuleiro chamando “Na trilha do Patrimônio”. O projeto contemplado em edital do Fundo de Apoio a Cultura e financiado com recursos do Governo do Estado, distribuído nas escolas do município, consolidando um exemplo de conscientização e educação patrimonial.

A Coordenadora Zenaide Souza Machado recebeu o grupo em Riozinho e conduziu visita ao prédio onde antigamente funcionava a Agro-Moageira Riozinho; a ponte de Ferro centenária, localizada no centro da cidade, e o Camping do Conduto.

Em Taquara, a Coordenadora Regina Valentini e a Prefeita Sirlei Silveira receberam os demais gestores, ao som de um piano e flauta transversal, no Palácio Coronel Diniz Martins, imponente prédio que teve sua história relatada aos presentes. Depois foram conduzidos pelo tradicionalista Marco Aurélio Angeli (Zoreia) para conhecer um dos trajetos utilizados para comércio. Ao chegar ao Solar Pina, prédio histórico que está sendo restaurado, tiveram a oportunidade de visualizar uma exposição de telas pintadas por alunos da rede sobre o patrimônio material do município. No final, Marco Aurélio serviu um café tropeiro aos visitantes como nos velhos tempos.

Os Coordenadores de Cultura, Carine Setti, e de Turismo, Cristian Krummenauer (respectivamente) receberam os colegas em Três Coroas, onde apresentaram as ruínas da residência de Cristoph Schäfer e a ponte coberta Armindo Lauffer.

Já em Igrejinha, os gestores da região foram recebidos no Centro Administrativo, pelo Secretário de Cultura e Turismo Juliano Müller, os coordenadores Maxwel de Matos e Dirceu Linden, o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente Jeferson Corá Lorenzão e, ainda, os componentes do grupo de trabalho que busca o restauro da Casa de Pedra. Houve passagem pela Rua da Independência e visitação ao prédio da Casa de Pedra.

Em Parobé, os gestores da região foram recepcionados na Praça 1° de Maio, pelo Diretor de Gestão de Cultura e Turismo Maiquel Silveira e Joice Idaiane, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Joana D’ Arc Wittmann. O grupo visitou o Museu Municipal, o Monumento ao Imigrante e o Departamento de Gestão de Cultura e Turismo focando na temática de Patrimônio Material e Imaterial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s