O Rio Grande do Sul deu o primeiro passo em direção à criação de um sistema único e confiável de compartilhamento de dados e serviços entre ambientes de inovação. A Identidade Digital para usuários dos ambientes de inovação do ecossistema gaúcho (Inova ID-RS) faz parte de um projeto piloto liderado pelo Inova RS da região Metropolitana e Litoral Norte, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A reunião virtual de lançamento ocorreu no dia 27 de julho e contou com a presença dos diretores de cinco ambientes de inovação convidados, que farão parte deste primeiro momento do projeto.
Dentre outras ações, o Inova ID-RS tem como objetivo possibilitar a colaboração e o compartilhamento de diversos serviços em um ambiente seguro para uma federação composta por estes atores. Com sua identidade digital federada, empreendedores e outros usuários poderão facilmente autenticar seu login de usuário e acessar os serviços online da federação. Com isso, o projeto busca conectar ambientes de inovação primeiramente em caráter regional e, posteriormente, podendo abranger instituições de todo o Brasil.
A iniciativa faz parte do projeto guarda-chuva da região dentro da área estratégica “Tecnologias de Informação e Comunicação”, o RS³, que tem como objetivo o desenvolvimento do ecossistema regional por meio de conexões, capacitações e captações.
No encontro, foi gerado um cronograma conjunto de trabalho que estabelece a cooperação ativa dos ambientes de inovação juntamente às equipes da RNP e do Inova RS até dezembro de 2021. A próxima atividade programada é um treinamento sobre federação de identidade. Posteriormente, será iniciado o processo de design thinking com todos os participantes, a fim de possibilitar o início do desenvolvimento tecnológico do projeto piloto.