Envolver a comunidade no reconhecimento e na valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul é o objetivo da 3ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que traz como temática a Educação Patrimonial. A data será celebrada oficialmente nos dias 14 e 15 de agosto, mas as atividades se estenderão por todo o mês, em mais de 70 municípios.
Para esta edição de 2021 a programação será híbrida, com atividades presenciais e on-line, que convidem o público a refletir e se mobilizar em relação ao seu próprio patrimônio. “Após um ano atípico e com diversas restrições, estamos retomando os eventos presenciais. O Dia do Patrimônio de 2021 marca o esforço e a mobilização da sociedade gaúcha em estimular esse reencontro com segurança, mantendo viva a importância de pensar e celebrar o patrimônio cultural do nosso estado”, afirma a secretária de Cultura, Beatriz Araujo.
“O destaque neste ano é para as ações educativas que estão sendo promovidas. São atividades com escolas, atividades formativas, como os webinários, ações de sensibilização, oficinas e quiz sobre patrimônio cultural, ações com universidades, entre outras”, comenta a assessora técnica da Sedac, Luisa Maciel.

Programação no Vale do Paranhana
Por aqui, Parobé e Taquara estão entre as cidades participantes da 3ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Confira a programação para ambas as cidades:
Taquara
- 14 de agosto – Lançamento do Projeto #RecomendaçõesArqueológicas. Esta será a primeira indicação de diversas que ocorrerão nas redes sociais do Marsul. O projeto tem como objetivo recomendar livros, filmes, séries, lives, entre outros materiais culturais relacionados à arqueologia.
- 15 de agosto – Vídeo Tour Virtual: apresentando o “Zé”. Indivíduo pré-colonial encontrado sepultado em um sítio arqueológico localizado no município de Maquiné, no Litoral Norte do RS, durante pesquisas arqueológicas na década de 1960.
- 16 de agosto – Cards sobre o Marsul nos stories + Glossário sobre arqueologia e patrimônio. Serão cards com o objetivo de trazer conhecimento sobre o tema para quem acompanha as redes sociais do Marsul.
- 17 de agosto – Card Comemorativo Dia do Patrimônio + Enquetes “Você conhece o Marsul?”
- 18 de agosto – Mini-webinário via página do Facebook: Live 1 – Educação Patrimonial em acervos arqueológicos – às 19h.
- 19 de agosto – Mini-webinário via página do Facebook: Live 2 – Oficina de graduandes para graduandes: experiências em estágios de Educação Patrimonial – às 15.
Parobé
- 15 e 16 de agosto – Cartilha sobre cultura, bens materiais e imateriais: O Departamento de Cultura irá organizar um material didático e informativo em formato de cartilha a fim de exemplificar o que são Bens Culturais Materiais e Imateriais no Município, o qual tem o o decreto de nº 038 de 22 de maio de 2019. Inclui no Currículo Escolar do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino o estudo do Patrimônio Histórico Cultural do Município de Parobé e no Art. 1º inclui: Identificar e diferenciar os patrimônios culturais (materiais e imateriais) do município. Em formato on-line (mídias locais).
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).