Na triangulação dramática* de Karpman existem: a vítima, o salvador e o perseguidor. Vou falar sobre aquele que eu representei por muito tempo na minha família de origem: a salvadora.
Quando entendi ser a salvadora, compreendi pela vítima que estava querendo salvar. Neste salvamento sempre houve culpas para proteção da vítima, porque eu pegava até elas para mim.
A gente acaba pegando aquilo que não é nosso e não digo coisas materiais, falo dos problemas dos outros mesmo.

Talvez por acreditarmos que somos os fortes e que damos ou temos que dar conta. Quando se é salvador a gente:
- Sente pena da vítima e raiva do perseguidor;
- E na realidade, não salvamos ninguém, já que ninguém pediu a nossa ajuda.
Nossa utilidade é ilusória, e o propósito de nossas ações e conselhos é afirmar-se e não realmente ajudar.
Os salvadores então são aqueles que adotaram como posição existencial básica, sentir-se superior às pessoas e para tanto, precisam ajudá-las quando elas não estão pedindo ou precisando de ajuda.
Faz sentido para você estar nesta posição em sua família? E como podemos resolver isso?
Quem está na posição de salvador, pode aprender a sair deixando de ajudar quem não pede ou não precisa ser ajudado, acreditando na capacidade das pessoas de existirem com autonomia e acreditando que se pode ser amado pelo que é e não apenas pelo que faz pelas pessoas.

Os salvadores precisam aprender a se divertir e que os únicos que podem ser salvos, são a eles mesmos.
O merecimento até aqui para mim foi o que mais precisei desenvolver para sair desta triangulação e parar de pegar as culpas da vítima que não eram minhas para ir em busca do meu próprio salvamento.
Com carinho e aprendizado,
Muri 💛
*O triângulo do drama é um modelo social de interação humana – o triângulo mapeia um tipo de interacção destrutiva que pode ocorrer entre pessoas em conflito. O modelo do triângulo do drama é uma ferramenta usada em psicoterapia, especificamente a análise transacional.
[…] última coluna falei sobre a triangulação dramática de Karpman com destaque para os salvadores que são aqueles […]
CurtirCurtir