Mês do Colono: Três Coroas celebra a agricultura e o produtor rural local com programação especial

A agricultura e os agricultores tem expressiva importância para o município de Três Coroas. Por isso, com o objetivo de chamar a atenção para a importância, fomentar a produção rural e a venda de produtos coloniais, assim como a valorização da cultural rural, o município preparou uma programação especial para celebrar o Mês do Colono.

A programação, organizada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, busca aproximar o produtor rural local da comunidade, apresentando também o novo jeito de fazer agricultura. Devido a pandemia, foi elaborada uma programação virtual, além de intensificação na divulgação da Feira do Produtor, carinhosamente chamada pela comunidade de “feirinhas”, que ocorre nos bairros e centro do município. Visitas em propriedades que têm a permacultura, a bioconstrução, a sustentabilidade e foco na agroecologia trarão em evidência esse novo olhar para agricultura.

As referencias à vida no campo foram levadas para o centro de Três Coroas que recebeu uma decoração temática, feita com a utilização de material de reaproveitamento diretamente das localidades rurais. Fazendo alusão a uma das técnicas mais antigas de espantar as visitas indesejadas nas lavouras, um grupo de voluntários, sob orientação da Educadora Social Cleci Silva Gonçalves, confeccionou espantalhos alegres e coloridos sem perder sua essência e sua originalidade. Eles foram montados com palhas diretamente das localidades rurais, e outros materiais reutilizados, junto ao Atelier Municipal de Artes, podendo ser conferidos na Ponte Coberta, Rua Coberta e Prefeitura, além de algumas rótulas e ciclovias.

As escolas municipais também participaram da ação, criando os espantalhos instalados junto das feiras dos produtores e nos bairros onde estão localizadas. A parte artística foi contemplada com um vídeo de dança feito em homenagem ao Dia do Colono, gravado junto às propriedades rurais do município, que será lançado na semana de comemoração. Nas redes sociais da prefeitura também estão sendo compartilhados vídeos com os produtores, para saber mais sobre a Feira e a produção.

Agricultura em Três Coroas

A agricultura sempre contribuiu com a economia do município sendo o sustento de muitas famílias. Algumas destas continuaram com a arte de cultivar os campos, levando um produto mais fresquinho para a mesa dos três-coroenses e para as crianças das escolas. “Essa prática vem se aperfeiçoando, buscando inovações nas técnicas e no modo de plantio. Em foco está também uma geração que busca pela sustentabilidade, o estudo da permacultura e pelo orgânico, que já vêm se aplicando, evidenciando a agroecologia”, explica a Diretora de Cultura de Três Coroas, Carine Setti.

Atualmente, as principais práticas na agricultura no município são o cultivo de silvicultura, de fruticultura, de horticultura, plantação de milho, de aipim, de batata, entre outros. A criação de animais para corte, como gado, búfalos e suínos também se destaca, junto dos aviários de frango.

A “Feirinha do Produtor”

Atualmente, 18 famílias estão envolvidas na comercialização de produtos locais nas Feiras do Produtor, produtos estes que são levados para as feiras diretamente de suas lavouras. No total, são sete feirinhas que estão localizadas nos bairros Centro, Vila Nova, Linha 28, Loteamento Eucaliptos, Sander, Vila Schell e Rodeio Bonito.

“Essa prática é de grande importância para o agricultor, que tem a oportunidade de trazer seu produto para vender junto aos bairros centralizados do município, contribuindo com a renda familiar. Além disso, a comunidade também sai ganhando, podendo consumir um produto mais fresquinho, com menos agrotóxico que o industrializado”, explica Carine.

Confira a programação completa

Para trazer um despertar aos temas: permacultura, bioconstrução, agrofloresta, sustentabilidade e agroecologia, foi organizada uma série de três lives com o objetivo de dialogar sobre modo de fazer agricultura em Três Coroas. Elas serão mediadas por João Rocha, da Emater, e acontecem às 20h, com transmissão pelo canal Verde TV e redes oficiais da Prefeitura

  • 21 de julho: Equilíbrio e preservação da vida, através da permacultura e da produção agroecológica, tendo como convidados Rafael Camargo (Espaço Impermanência), Lucas Gabriel Ermel (Espaço Flor da Vida) e Desiree Falaschi (Sítio CRIA);
  • 22 de julho: Agroindústria, valorizando do produto local, com os convidados Nicolas Fraga Coromberque (SIM), casal Sérgio Hirt e Carla Faes (ovos da galinha feliz).
  • 23 de julho: Produção de alimentos saudáveis no município, sendo convidados Elias Fabrício Moser (alimentos orgânicos no Amarte), Caroline Willig (ervas no Flor de Vida), Maristela Moor (frutas e flores).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s