Letícia Roennau cria financiamento coletivo para lançamento de seu primeiro EP autoral

A artista taquarense Letícia Roennau lançou, nesta semana, um financiamento coletivo para a gravação de um EP autoral. Intitulado “Meia Pessoa Inteira”, o trabalho terá três músicas escritas por ela, que começou a compor há três anos, já com a carreira de cantora e interprete consolidada na região. Os financiamentos coletivos são uma opção para artistas independentes conseguirem tornar realidade seus projetos, custeando os altos valores necessários para que sua arte possa ser apresentada ao mundo. É possível fazer contribuições a partir de R$ 10,00 e, conforme o valor, cada apoiador recebe recompensas como audições antecipadas das músicas, um livro de poesias, cifras e letras explicadas, um bordado exclusivo feito a mão pela própria artista e arte exclusiva feita por Ketherine Belli.

O valor inicial que se busca arrecadar é de R$ 8.150,00 para o custeio de todo o processo, sendo que, o objetivo de Letícia é alcançar pelo menos 20% da meta total até a próxima segunda-feira, 12 de julho. A produção do EP já está acontecendo, ocorrendo 99% de forma remota e com todos os cuidados necessários pra com a Covid-19. Ela envolve diversas pessoas e processos como ensaios, gravação, edição, masterização, mixagem, produção, um clipe, assessoria de imprensa, redes sociais e muito mais. “Porém isso custa um pouco bastante e o financiamento coletivo vem dar essa mão absurda na execução de todas as etapas dessa obra, por isso eu preciso muito da ajuda de vocês para colocar pra fora as canções e fazer esse EP ir pro mundo da melhor maneira possível”, pede Letícia.

Além de Letícia, que compôs e fez a concepção artística das músicas, o projeto conta ainda com coletivo de multiartistas, amigos e parcerias para que ele aconteça. Os recursos adquiridos na pré-venda das recompensas vão financiar a produção do EP com as três músicas, um clipe do single (feito pela 229 visuais) e eventos online. Quem quiser contribuir pode saber mais sobre o projeto da artista no site apoia.se/leticiaroennau, onde estão detalhados os custos de produção. No vídeo abaixo, Letícia apresenta o projeto.

Sobre a artista

Letícia Roennau costuma dizer que canta desde sempre. Aos nove anos, quando começou a participar de competições musicais no Rio Grande do Sul, em rodeios e festivais, passou a ser de forma profissional. Ela concorreu em centenas de festivais de interpretação pelo sul e conquistou alguns troféus ainda durante a infância, sempre muito ligada ao nativismo. Em 2016, aos 14 anos, participou do programa The Voice Kids Brasil e acredita que a partir daí pode expandir seu repertório e se conhecer melhor. Já consolidando-se como cantora e intérprete, além de compartilhar projetos musicais e artísticos com outros artistas, vem se aventurando como compositora. Em março de 2021, Letícia lançou seu primeiro single autoral, Mente que é Perto, lançado de forma independente.

Agora, o objetivo é ainda maior, com o lançamento do EP de três músicas e a possibilidade de ser reconhecida também por suas composições. “As músicas surgiram em uma catarse, o entendimento na minha vida em um processo intenso de aprendizagem na busca da minha própria estética sonora (estou no caminho), trazendo um discurso pessoal para dentro de todas as canções do EP. Eu sou uma pessoa depressiva e ansiosa, a minha vida gira em torno de lidar com esses sentimentos bem complexos, como a tristeza e a melancolia. A música é uma forma de externalizar algumas das facetas dessas emoções. As composições do projeto abrem espaço para discussão das fragilidades humanas em relação a esses mesmos sentimentos, como uma pauta importante em todas as faixas. Eu quero que as pessoas consigam entender, interpretar e se identificar com elas”, revela a artista.

Seu EP traz como principais referências a estética do frio de Vítor Ramil, a sensibilidade de Milton Nascimento, a sensação sonora de Luedji Luna e João Bosco e também de diversos outros artistas, como Pirisca Grecco, Paulo Cezar Pinheiro e Camille Bertault.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s